/ Notícias / HUSFP realiza nesta quinta-feira o Dia do Rosa
HUSFP realiza nesta quinta-feira o Dia do Rosa

O mês de outubro é destinado ao alerta sobre o câncer de mama. Uma campanha nacional em prol da saúde da mulher mobiliza diversas instituições como a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e também o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), que realiza na próxima quinta-feira (17), o Dia do Rosa. A ideia é que todos os colaboradores vistam uma peça de roupa rosa para participar e registrar o momento em fotos e vídeos. Além disso, uma blitz com o tema cuidando de quem cuida será realizada nas dependências do hospital e uma palestra com agerente assistencial Renata Casanova, com o tema Liderança e autocuidado: O primeiro passo para o sucesso está marcada para o dia 30 deste mês.

O câncer de mama é o principal tipo de câncer que acomete as mulheres. Ainda não há uma forma de prevenção total contra a doença - no entanto, o quanto antes ele for diagnosticado, maiores as chances de obter a cura. De acordo com o chefe da Ginecologia do HUSFP, o médico Marcelo Slowitz, a conscientização, a mamografia e o diagnóstico precoce da doença são fatores fundamentais para um tratamento de sucesso. “Esses cuidados aumentam a chance do tratamento e de um desfecho mais favorável a paciente com câncer de mama”, disse.

De acordo com Slowitz, o apoio profissional e da família, é fundamental para o conforto e ajudam para que a paciente passe por essa situação de forma mais branda. “O apoio multiprofissional com a ajuda de psicólogos, fisioterapia, assistência social, tudo ajuda nesse processo de dor e de reconstrução para essa mulher”, comentou.

O principal sinal do câncer de mama é o nódulo, ou caroço, mamário endurecido, fixo e geralmente indolor. Outros sinais são: endurecimento de partes da mama; mudança na pele, retração ou aparência de "casca de laranja"; saída espontânea de líquido do mamilo; vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo; nódulo no pescoço ou nas axilas.

A incidência do câncer de mama vem aumentando em todo o mundo, especialmente por conta do estilo de vida nas sociedades modernas. A redução do número de filhos e da prática do aleitamento materno, primeira gestação tardia, sedentarismo, obesidade - especialmente após a menopausa, o consumo de álcool, entre outros, são fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença. A prevenção implica em aumentar os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco modificáveis. Aleitamento materno, prática de atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas e manutenção do peso corporal adequado diminuem o risco de câncer de mama.

Ao longo do ano o assunto não é esquecido, mas neste mês especial serão intensificadas as ações voltadas à saúde da mulher.

Redação Lisandra Reis