/ Notícias / HUSFP promove semana de alerta para prevenção do Neurotrauma
HUSFP promove semana de alerta para prevenção do Neurotrauma
O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) promove, de 26 a 31 de maio, a 1ª Semana de Alerta de Prevenção ao Neurotrauma. A iniciativa tem a proposta de conscientizar as pessoas sobre a relevância do tema. Atualmente, o trauma é considerado a principal causa de morte geral no mundo contemporâneo. O neurotrauma é o conjunto de lesões traumáticas que afetam o crânio, o cérebro, a coluna, a medula e os nervos periféricos. Além da alta complexidade do tratamento, acarreta uma demanda significativa de recursos para tratamento, cirurgia e reabilitação de pacientes.

A preocupação é especialmente relacionada ao período entre os 15 e 30 anos do indivíduo, faixa etária que soma maior número de incidência de traumas de crânio de todas as formas, sendo os mais frequentes os ocasionados por acidentes de trânsito.
Pesquisas recentes estimam que 15% dos pacientes com trauma na coluna vertebral apresentam comprometimento neurológico. Entidades médicas chamam atenção das autoridades para alertar sobre o imenso custo social do trauma em geral e do neurotrauma em particular.

O trauma está configurado como a principal causa de óbito nas primeiras quatro décadas de vida e representa um enorme e crescente desafio ao Brasil em termos sociais e econômicos. O tratamento do trauma gera um impacto grande e real nas contas de saúde pública do país. Atualmente, investimentos maiores nessa área se fazem necessários para que as instituições de saúde possam atender à crescente demanda.

Segundo estatísticas do Pronto Socorro de Pelotas, mais de 300 pacientes a cada mês são atendidos vítimas de traumas internos provenientes de acidentes de trânsito, atropelamentos, acidentes de trabalho e quedas.

De acordo com o médico Edevar Machado Rodrigues Júnior, diretor de Assistência do HUSFP, o número de traumas e sua gravidade vem aumentando a cada ano. Segundo ele, um investimento nessa área se torna imprescindível para garantir a continuidade das cirurgias de urgência e emergência vinculadas ao serviço de neurocirurgia, bem como a reposição e renovação de instrumental cirúrgico adequado para utilização nas neurocirurgias e a aquisição de equipamentos que permitam avaliações mais precisas e procedimentos minimamente invasivos.

Entre as alternativas que existem frente à realidade que envolve o trauma se destaca a prevenção como um instrumento efetivo. Cuidados no trânsito, orientações a pedestres, controle da velocidade de veículos, estímulo ao uso do capacete, alertas em práticas de lazer aquático, dentre outras ações, podem contribuir na redução da incidência do trauma.

Durante a 1ª Semana de Alerta de Prevenção do Neurotrauma, o HUSFP estará desenvolvendo várias ações buscando conscientizar a comunidade sobre o a importância do tema e as diversas maneiras de prevenir o neurotrauma. No dia 29, quinta-feira, será realizada uma blitz em frente ao Hospital. No dia 31, ocorrerá o encerramento do evento durante a Pedalada promovida pelo Programa UCPel Mais Saudável, que tem saída do Campus da Saúde às 15h.

Mais informações sobre o evento poderão ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8368.

Fonte: HUSFP