/ Notícias / HUSFP promove Blitz Educativa para alertar sobre o Neurotrauma
HUSFP promove Blitz Educativa para alertar sobre o Neurotrauma
28.05.2014 | 18:04 | #institucional
HUSFP promove Blitz Educativa para alertar sobre o Neurotrauma
O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) promove, nesta quinta-feira (29), uma Blitz Educativa pela Segurança no Trânsito. O evento ocorre das 12h às 14h, em frente ao Hospital, e faz parte da programação da 1ª Semana de Alerta de Prevenção ao Neurotrauma. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a relevância do tema, considerando que a maioria das vítimas de neurotrauma são pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

O neurotrauma é considerado a principal causa de morte geral no mundo contemporâneo. Ele é o conjunto de lesões traumáticas que afetam o crânio, o cérebro, a coluna, a medula e os nervos periféricos. Além da alta complexidade do tratamento, acarreta uma demanda significativa de recursos para tratamento, cirurgia e reabilitação de pacientes. Segundo estatísticas do Pronto Socorro de Pelotas, mais de 300 pacientes a cada mês são atendidos vítimas de neurotraumas provenientes de acidentes de trânsito.
Entre as alternativas que existem frente à realidade que envolve o neurotrauma se destaca a prevenção. Cuidados no trânsito, orientações a pedestres, controle da velocidade de veículos, estímulo ao uso do capacete, dentre outras ações, podem auxiliar a reduzir a incidência do problema.

Durante a Blitz será entregue material impresso do Detran a pedestres e condutores, contendo dicas simples para evitar acidentes de trânsito e atropelamentos.

Ajude
Neste ano, o HUSFP está com um projeto para votação popular junto ao COREDE para obtenção de recursos para neurocirurgias. A área, que envolve os limites entre a vida e a morte através da realização de neurocirurgias para politraumatizados, tem grande necessidade de recursos.

A votação ocorre nos dias 02, 03 e 04 de junho, sendo nos dois primeiros dias on-line, e no dia 04, com a opção de ser também presencial, em urna que será disponibilizada nos Campi I,  Saúde e no HUSFP. A votação popular é essencial e decisiva para que esses recursos sejam repassados à região.