O único Hospital Amigo da Criança da cidade será representado no 12° Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), que ocorre de 19 a 23 de agosto em Fortaleza, no Ceará. O detentor deste título é o Hospital São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), referência no aleitamento materno no estado. Como reconhecimento deste trabalho, a nutricionista da instituição, Rejane Randuz, foi convidada a apresentar um projeto desenvolvido no Hospital e, também, vai relatar as experiências vividas no contato com as milhares de gestantes que passam e passaram por lá.
Há cerca de dois anos, o HUSFP e o curso de Tecnologia em Design de Moda da UCPel desenvolveram uma camisola que permite às mães um contato pele a pele com seus filhos logo em seguida do parto. Inovadora e prática, a camisola facilita o desenvolvimento do quarto dos Dez Passos Fundamentais para o Bom Começo, definidos na Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2010: ajudar as mães a iniciarem a amamentação na primeira meia hora após o nascimento. A Camisola Amiga da Criança chamou a atenção dos organizadores do ENAM, que convidaram o HUSFP a apresentá-la no evento.
Rejane estará à frente da apresentação deste projeto e, também, do estudo Sinaleira da Amamentação: Relato de Experiências, desenvolvido por ela com base no sistema implantado no HUSFP que auxilia no monitoramento de mães e bebês em questões como amamentação e manejo clínico. Criada pelo Hospital da UCPel, hoje a Sinaleira da Amamentação também é usada pelo Hospital da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Para a nutricionista, a oportunidade de participar do ENAM significa reconhecimento e aprendizagem. ”Vou levar o nome do nosso Hospital para um evento de nível nacional e, ainda, aprender coisas novas, que vou transmitir para a nossa equipe”, diz Rejane.
Quem também vai representar o HUSFP e a UCPel é a estudante do oitavo semestre do curso de Enfermagem Larissa Matheus. Bolsista do Projeto de Extensão em Amamentação, Larissa teve o trabalho Promovendo o Aleitamento Materno: Uma contribuição para a morbimortalidade infantil em um município do sul do Rio Grande do Sul aprovado para o ENAM. Segundo a estudante, depois de oito meses no HUSFP, apresentar o trabalho é uma forma de propagar as ações desenvolvidas no Hospital. “Nosso trabalho aqui é muito forte e somos referência. Vou levar isso no meu currículo e apresentar para os outros”.
Desde 2004, o HUSFP detém o título Hospital Amigo da Criança pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Ministério da Saúde.