/ Notícias / HUSFP participa de pesquisa internacional sobre recém-nascidos
HUSFP participa de pesquisa internacional sobre recém-nascidos
04.03.2011 | 18:19
HUSFP participa de pesquisa internacional sobre recém-nascidos

Desde abril de 2010, o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) participa da pesquisa “Estudo Internacional de Crescimento Fetal e do Recém-Nascido: Padrões para o Século 21”, realizada pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, em parceria com o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O estudo tem como objetivo desenvolver uma curva de padrão internacional do crescimento do feto e do recém-nascido para aplicações práticas no uso clínico e no monitoramento de tendências em populações.

Conforme a médica ginecologista e obstetra do HUSFP, Iândora Sclowitz – que faz parte da coordenação no projeto em Pelotas – o estudo, dividido em três fases, será conduzido simultaneamente em oito países durante um período de cinco anos. “As mães são convidadas a participar e, se concordam, são entrevistadas e o recém-nascido é medido”, explicou.

No HUSFP, todos os nascimentos ocorridos na maternidade no período do estudo são registrados através de questionário aplicado à mãe e aos profissionais de saúde, bem como a tomada de medidas dos recém-nascidos.

Além disto, a evolução dos prematuros internados na UTI e na Semi-Intensiva é acompanhada. “Temos tido um grande apoio da equipe assistencial e
administrativa do Hospital. Isto é muito importante, pois às vezes as mães não têm todas as informações necessárias e é através destas equipes que obtemos os dados”, disse Iândora.

Para o diretor de Assistência do HUSFP, Silvio Reis, a importância da pesquisa projeta o Hospital internacionalmente. “É um reconhecimento ao nosso trabalho, já que, além de ser um Hospital Universitário, somos a instituição com o maior número de partos do município”, afirmou.

O estudo, que envolve quatro hospitais da cidade, já possui mais de quatro mil crianças cadastradas. “Temos tido poucas recusas da parte das mães, menos de 1%, o que é muito bom em um estudo deste porte. As gestantes e suas famílias têm entendido a importância da pesquisa e colaborado muito”, disse a médica. As gestantes interessadas em participar da pesquisa podem entrar em contato com o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, pelos telefones (53) 3284.1340 ou 3284.5856.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?