HUSFP participa de campanha pró-doação de órgãos
09.09.2009 | 11:21
Com o objetivo de despertar na população a consciência da necessidade e da responsabilidade social de doar órgãos, sangue e medula, as Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) dos Hospitais de Pelotas promovem a campanha “Doando com Arte”. Integram a campanha as CIDHOTTs do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel), do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (FAU), da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e da Sociedade Portuguesa de Beneficência e pela Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE).
A campanha teve início no dia 08, com a divulgação da música tema na televisão. Agora, a canção está rodando nas rádios e na TV em Pelotas. A composição da música contou com a participação do cantor Joca Martins, que “emprestou” sua voz para a canção e apoiou a iniciativa.
Durante toda a semana de 21 a 27 de setembro está programada uma agenda repleta de atividades para fomentar a campanha. Para o sábado, dia 26, está programada uma caminhada intitulada “Caminhando pela vida, diga SIM à doação de órgãos!”, com ponto de partida ainda a ser definido pela comissão organizadora. A caminhada irá percorrer os principais pontos da cidade, divulgando a campanha a fim de conscientizar a população da importância da doação para salvar vidas.
No domingo (27), está programado um grande evento na Praça Dom Antônio Zattera. Na oportunidade, ações de conscientização serão realizadas, incluindo a distribuição de material informativo. O Hemocentro de Pelotas também é parceiro da campanha e participará dessa ação, fazendo cadastro de medula.
Junto dessa ação será apresentado um desfile, promovido pelo curso de Design de Moda da Universidade Católica, sob a coordenação da professora Lígia Osório. Além da organização do desfile, os acadêmicos do curso são responsáveis pela produção das camisetas oficiais da campanha, que serão apresentadas no desfile e posteriormente postas à venda. Ainda dentro da semana de celebração estão previstas palestras em escolas sobre a temática da doação.