Na próxima quarta-feira, 22, os gaúchos poderão eleger as prioridades da Consulta Popular 2007/2008, a partir das necessidades apontadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) do Rio Grande do Sul.
Na cidade de Pelotas, o único projeto direcionado para a área da saúde vem do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). O projeto contemplado tem como proposta construir uma unidade exclusiva para a internação de pacientes com doenças infecto-contagiosas. A unidade vai atender a carência que os hospitais da cidade e região têm por não disponibilizarem de um espaço apropriado para atenderem os pacientes, conforme as Normas da Vigilância Sanitária.
De acordo com o vice-diretor do HUSFP, Elói Tramontin, a cidade de Pelotas e a zona sul do Estado necessitam urgentemente de uma enfermaria especializada para a internação desses pacientes. “Das 800 internações mensais de pacientes do SUS, cerca de 5% apresentam doenças infecto-contagiosas graves e necessitam de cuidados especiais como uma área específica para isolamento. Com a construção da unidade aumentaremos a disponibilidade de leitos hospitalares para outros pacientes em 15%, qualificaremos os serviços e a assistência prestada à população da cidade e região, além de destacar a cidade de Pelotas como a única a possuir um hospital referência na região para doenças infecto-contagiosas”, enfatiza Elói.
A votação da Consulta Popular 2007/2008 ocorre em todo o Estado no dia 22 de agosto, das 8 às 17h. Munido do título eleitoral e carteira de identidade, todo o cidadão poderá votar, em até três projetos, nos locais onde haverá urnas (a serem divulgadas pelo COREDE-SUL) ou pela Internet, no endereço www.ppp.rs.gov.br.
Locais de votação disponibilizados pela UCPel:
- Hospital Universitário São Francisco de Paula – Rua Marechal Deodoro, 1123;
- Campus da Saúde – Rua Fernando Osório, 1586;
- UCPel/Campus I - Rua Gonçalves Chaves, 412;
- UCPel/Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202.