/ Notícias / HUSFP confirma primeiro caso de infecção por Covid-19
HUSFP confirma primeiro caso de infecção por Covid-19
18.04.2020 | 11:31 | #husfp #coronavirus
HUSFP confirma primeiro caso de infecção por Covid-19

O Comitê Interno de Gestão Covid-19 do Grupo APAC e a direção do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) informam que foi confirmado, na noite desta sexta-feira (17/04), o primeiro caso de infecção por COVID-19 de um de seus colaboradores da área de assistência. O primeiro exame, realizado em laboratório particular a partir de coleta feita no dia 11/04, teve resultado positivo.

Trata-se de uma técnica de enfermagem, de 42 anos, com sintomas gripais. Ela passa bem e neste momento está em isolamento domiciliar, com acompanhamento da Vigilância Sanitária.

A partir das orientações do comitê e da Vigilância Sanitária do Município, os colaboradores do hospital vêm sendo informados sobre o caso pelos gestores e as ações de prevenção junto a eles estão reforçadas. O São Francisco de Paula adianta que qualquer atualização, sobre o atual ou novos casos, será tratada nos seus canais oficiais, com transparência, a fim de evitar a disseminação de boatos.

Cabe ressaltar que embora o hospital faça parte da rede de atendimento ao COVID-19, seja na terapia intensiva, na retaguarda do Pronto Socorro de Pelotas ou na manutenção de serviços das demais áreas da saúde, o HUSFP ainda não teve registro oficial de atendimento de pacientes suspeitos e/ou confirmados.

Ainda assim, desde o início da epidemia no Brasil, o Comitê Interno de Gestão COVID-19 e o HUSFP, em parceria com o Serviço Interno de Controle de Infecção Hospitalar, revisaram e ampliaram as medidas de proteção com as equipes da instituição. Diante do exposto, a direção do hospital pede aos colaboradores para que procurem manter a serenidade necessária neste momento e o cumprimento de todos os protocolos.

No que diz respeito às ações de enfrentamento, o HUSFP informa que integra o Comitê Municipal de combate ao COVID-19, em conjunto com as autoridades sanitárias, pesquisadores e profissionais de saúde de Pelotas, e, ainda no âmbito municipal, compõe a força-tarefa à frente do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais. Além disso, por meio de iniciativa da Universidade Católica de Pelotas, realizará testes do COVID-19 com profissionais de suas equipes de saúde conforme as diretrizes oficiais. Em paralelo, também atua na adaptação do prédio do Cenáculo, da Arquidiocese de Pelotas, para uso pelos colaboradores da instituição que precisarem de um local para descanso e conforto em razão do afastamento familiar como medida de proteção.

Por fim, reforçamos que o HUSFP seguirá adotando os protocolos de cuidados e de atendimento preconizados pelas autoridades sanitárias, de forma que seja garantida a segurança de todos os pacientes e profissionais de saúde da instituição.