/ Notícias / HUSFP completa 66 anos de história nesta quinta-feira
HUSFP completa 66 anos de história nesta quinta-feira
27.06.2024 | 10:57 | #husfp
HUSFP completa 66 anos de história nesta quinta-feira

A história do Chico, como é carinhosamente chamado o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) começou em 1958 quando foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões. Inicialmente, a ideia era construir uma casa de saúde. Mas em 1976, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através da Diocese e do reitor da instituição de ensino Dom Antônio Zattera adquiriu o controle acionário da instituição e estabeleceu o caráter filantrópico, e assim, nascia o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas. Já em 1996, finalmente o nome atual do Hospital Universitário São Francisco de Paula é estabelecido com o objetivo de fortalecer a identidade da instituição.

O HUSFP é um exemplo de compromisso com a saúde da comunidade, e desenvolve um papel de extrema importância em Pelotas e região. “As profundas transformações ocorridas nos últimos anos em nosso hospital representam um grande avanço para a área da saúde de toda região que precisa utilizar os serviços oferecidos em Pelotas, dando resposta a um grande anseio da sociedade: assistência à saúde”, disse o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero.

Essa trajetória torna hoje o Hospital Universitário São Francisco de Paula um dos maiores e mais modernos hospitais de grande porte do Rio Grande do Sul. São 12 mil metros quadrados e cerca de 1.450 colaboradores, prontos para atender pacientes de maneira humanizada, priorizando o seu bem-estar. São mais de 40 mil serviços ofertados por ano nos 32 ambulatórios de especialidades e 22 mil procedimentos de hemodiálise no setor de nefrologia, tornando-se referência no estado.

Além disso, a infraestrutura do hospital é referência em todo o Estado, com 240 leitos, atendendo pacientes de Pelotas e região, assistência ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pronto-atendimentos adultas e pediátricas. 70% de seus atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, reforçando o compromisso com a comunidade. O HU é o maior laboratório de ensino da UCPel, que integra os estudantes da maior escola médica do Rio Grande do Sul e todos os demais alunos de saúde da universidade.

O Chico é exemplo no cuidado materno-infantil, com destaque para a Clínica Pediátrica, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal. Além disso, mantém a Casa da Gestante, criada para atender gestantes de alto risco do SUS. “A maternidade, a maior da Metade Sul do Estado e o maior nascedouro de bebês da região entre Porto Alegre e Montevideo”, concluiu o Slaviero.

Para comemorar os 66 anos do HUSFP uma homenagem será realizada na tarde de quinta-feira (27), a partir das 15h, na rampa que dá acesso ao hospital. Terá apresentação da Banda da Brigada Militar, benção do chanceler da Universidade Católica de Pelotas, presidente da Associação Pelotense de Assistência e Cultura, o arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergamann e parabéns dos colaboradores do hospital.

Redação Lisandra Reis