/ Notícias / HUSFP comemora o Dia do Médico com ação especial
HUSFP comemora o Dia do Médico com ação especial
18.10.2016 | 18:13 | #medicina #husfp
HUSFP comemora o Dia do Médico com ação especial
Para celebrar o Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira (18), o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) ofereceu aos profissionais e estudantes da área da medicina um café da manhã no Centro Ambulatorial, no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. O encontro proporcionou um momento de descontração e carinho, como forma de parabenizar os profissionais pela data. Mesmo com a comemoração, o dia foi de muito trabalho para os médicos e acadêmicos. No Campus da Saúde, a média é de 300 atendimentos diários – cerca de 3.500 pessoas atendidas por mês.

Para a professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Endocrinologista Maria Alice Souza Dode, o gesto é uma forma de valorização pela profissão. “Nos sentimos valorizados com esta lembrança, na correria do dia a dia acabamos esquecendo de comemorar algumas datas. Apesar das dificuldades que enfrentamos na saúde pública, a medicina é uma profissão nobre em que conseguimos exercer o sentido pleno da cidadania”, afirma.

À tarde, o café ocorreu no Centro Acadêmico do HUSFP, após a palestra sobre Câncer de Mama, ministrada pelo médico Mastologista e professor da UCPel, Thiago Gonzales Barbosa e Silva. A atividade marca ainda o Outubro Rosa, campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Mama. A coordenadora do curso de Medicina, Regina Bosenbecker da Silveira, destaca a exigência proporcionada pela profissão.

“O médico precisa estar aberto ao outro, precisa enxergar o sofrimento e estar pronto para atuar na prevenção da saúde, no bem-estar das pessoas e auxiliar nos momentos difíceis. É uma profissão de muita intensidade, mas de grande satisfação”, ressalta Regina, que é Pediatra e atua há 15 anos na UCPel.