/ Notícias / HUSFP celebra 58 anos com exposição fotográfica e programação comemorativa
HUSFP celebra 58 anos com exposição fotográfica e programação comemorativa
22.06.2016 | 14:26 | #institucional #husfp
HUSFP celebra 58 anos com exposição fotográfica e programação comemorativa
Na próxima segunda-feira (27), o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) comemora 58 anos de fundação. Para marcar a data, programação especial foi desenvolvida. O ápice será uma exposição de histórias de antigos e atuais pacientes, enfermeiros e médicos da instituição.

Os relatos compõem a mostra Momentos da Vida, realizada pelo projeto Valor à Vida, iniciativa solidária em benefício do HUSFP promovida pelos alunos do 5º semestre o de Publicidade e Propaganda  da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A exposição, que conta com apoio do curso Tecnologia em Produção Fonográfica, será aberta à visitação na segunda-feira (27), às 17h, no Shopping Pelotas.

Segundo a professora Cristina Porciúncula, que lidera os alunos envolvidos no projeto, o principal objetivo do Valor à Vida é contribuir para o bem-estar de pacientes, acompanhantes, enfermeiros, médicos e funcionários, por meio de ações como Biblioteca Móvel, Hora do Conto, música, brechó e outras atividades, permanentemente realizadas no hospital. "Mas o foco principal é a arrecadação de dinheiro para compra das principais necessidades. No momento, é para aquisição de colchões, principalmente para o SUS, e assim melhorar o conforto dos pacientes", explica.

A exposição Momentos da Vida, que tem apoio da Agexco - UCPel, Biro23, C&M Comunicação e Marketing e Shopping Pelotas, poderá ser conferida até o dia 3 de julho. A programação de aniversário do HUSFP ainda contempla, na sexta-feira (24), missa e confraternização nas dependências do hospital. Confira a programação completa abaixo.

A serviço da região

Em 27 de junho de 1958 foi inaugurada a instituição, hoje carinhosamente chamada de Chico. Fundada como uma sociedade anônima, na época Hospital de Clínicas de Pelotas Doutor Francisco Simões, a ideia inicial era que o local fosse apenas uma casa de saúde. No entanto, o projeto teve êxito e acabou transformando-se em hospital.

Em 15 de fevereiro de 1976 a UCPel, graças ao bispo da Diocese de Pelotas e reitor da instituição de ensino na época, Dom Antônio Zattera, adquiriu a instituição, assumindo oficialmente o controle do hospital em 1º de agosto de 1976, dando um caráter filantrópico ao atendimento oferecido à comunidade. Surgia assim o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas que, em 1996, com o objetivo de fortalecer a identidade filantrópica e católica, recebeu o nome de Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Durante essa trajetória, o HUSFP foi transformado em um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul, cujo principal objetivo é ser uma instituição autossustentável, de referência macrorregional, reconhecido pela excelência dos processos de assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde.

Programação do aniversário:

24 de junho (sexta-feira)
14h30min – Missa em Celebração pela passagem dos 58 anos do HUSFP - Capela do HUSFP

16h30min – Confraternização de aniversário - Centro Administrativo do HUSFP

21h – Momento com o Chico - Restaurante do Hospital

27 de junho (segunda-feira)
17h - Exposição “Momentos da Vida” – Shopping Pelotas