O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) inaugura, no próximo dia 18, uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusiva para os pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Além dos equipamentos eletromédicos e suportes infraestruturais e de pessoal, o setor irá dispor de 10 respiradores e 10 monitores cedidos pelo Governo do Estado.
A ampliação dos leitos de UTI na instituição estava prevista, mas precisou ser antecipada para lidar com o cenário da pandemia e suas projeções futuras no âmbito de Pelotas e do próprio HU. Até o momento, o serviço na UTI Adulto funcionava com uma separação física para dividir os pacientes com Covid (ou suspeitos) daqueles usuários com outras patologias não concomitantes.
“Neste cenário, a nova UTI agrega um ganho qualitativo operacional de grande importância, satisfazendo muito mais adequadamente as necessárias medidas de biossegurança, especialmente a da maior separação de setores”, acredita o diretor de assistência do hospital, Edevar Machado Júnior. A ampliação dos leitos contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e também com Secretaria Estadual de Saúde.
A nova estrutura não pretende ser uma unidade temporária. “Conforme sinalizou o Ministério da Saúde, o indicativo preliminar é que as novas unidades criadas para a atenção da Covid sejam mantidas mesmo com a obtenção do definitivo controle sobre o SARS-Cov-2”, explica o diretor.
Redação: Max Cirne