O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) recebeu nesta semana a notícia de que foi Certificado como Ouro em Esterilização de Materiais, concedido pela empresa 3M do Brasil no Programa de Certificação em Monitorização de Esterilização de Materiais. O Programa certifica os hospitais brasileiros que atendem a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de esterilização e à tecnologia e excelência de produtos utilizados. O HUSFP é a única instituição de saúde da zona sul a receber a premiação ouro.
A Central de Material e Esterilização do hospital, com apenas dois anos de existência, foi avaliada por especialistas da 3M acerca das práticas realizadas com base no protocolo para receber o certificado. A certificação é fundamentada nas práticas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (AAMI), e segue as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Para o diretor de assistência do HUSFP, médico Silvio Luis Souza dos Reis, a certificação é um indicador de segurança e seriedade nos serviços prestados pelo hospital à sociedade. O diretor ressalta, ainda, que o hospital prima pela qualidade e caminha para a acreditação hospitalar. "Este prêmio é um dos principais reconhecimentos em excelência, e só é destinada às instituições de saúde que realizam um trabalho sério de prevenção de infecção hospitalar, considerada uma questão fundamental para a saúde da população", avalia.
Orgulhoso pela certificação, o Gerente de Serviços Assistenciais e responsável pela Central de Esterilização e Centro Cirúrgico do hospital, enfermeiro Alessandro Marques dos Santos, ressalta que o empenho e o apoio de todos os colaboradores desse setor foram fundamentais para a conquista da certificação. "Esse reconhecimento é mais um estimulo para a nossa equipe, que se mostrou capacitada para seguir rigorosamente os protocolos de monitorização do processo de esterilização, garantindo a qualidade nos serviços", afirma Santos.
A Central de Material e Esterilização do HU, que funciona 24 horas por dia, é responsável pela prevenção de infecções, no diagnóstico e no controle de materiais esterilizados. Trabalha com uma equipe de 20 colaboradores distribuídos em quatro turnos, uma administradora e um enfermeiro, realizando em média 12 ciclos de esterilização, por dia, em cada autoclave.