/ Notícias / Hospital Universitário realiza ações de conscientização do Outubro Rosa
Hospital Universitário realiza ações de conscientização do Outubro Rosa
05.10.2016 | 18:06 | #medicina #pedagogia #husfp
Hospital Universitário realiza ações de conscientização do Outubro Rosa
O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) iniciou nesta semana atividades voltadas para a promoção da Campanha Outubro Rosa. Até o dia 8 de outubro estão sendo realizadas rodas de conversas, musicoterapia e ações de embelezamento.

Lançada na segunda-feira (03) pela coordenadora do curso de Medicina da UCPel, professora Regina Bosenbecker da Silveira, todas as atividades programadas no período visam conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. "Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas é o nosso principal objetivo", enfatizou a professora.

Além da equipe técnica da Pediatria, participaram da abertura da campanha o grupo Palhaço Terapia, formado por acadêmicos do curso de Medicina, e as colaboradoras do São Francisco Jovânia Beatriz de Oliveira e Rosane Pereira Leal, que deram depoimentos sobre como enfrentaram o câncer de mama. A organização das atividades ficou por conta da equipe técnica da Pediatria e do projeto de extensão de Pedagogia Hospitalar, composto por acadêmicos do curso de Pedagogia, com apoio do Brechó da Pediatria e do Grupo de Apoio do HUSFP.

Atenção para os sinais

O principal sinal do câncer de mama é o nódulo, ou caroço, mamário endurecido, fixo e geralmente indolor. Outros sinais são endurecimento de partes da mama; mudança na pele, retração ou aparência de "casca de laranja"; saída espontânea de líquido do mamilo; vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo; nódulo no pescoço ou nas axilas.

A incidência do câncer de mama vem aumentando em todo o mundo, especialmente por causa do estilo de vida nas sociedades modernas. A redução do número de filhos e da prática do aleitamento materno, primeira gestação tardia, sedentarismo, obesidade - especialmente após a menopausa, o consumo de álcool, entre outros, são fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença.

A prevenção implica em aumentar os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco modificáveis. Aleitamento materno, prática de atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas e manutenção do peso corporal adequado diminuem o risco de câncer de mama.

Confira a programação dos próximos dias:

- Dia 6, às 10h30min, roda de conversa sobre Saúde da Mulher, com as enfermeiras Paloma Gomes e Consuelo Pereira, a assistente social Marília Pinheiro, o acadêmico do curso de Enfermagem Alessandro Marques e a colaboradora Rosane Leal
Local: Casa da Gestante do HUSFP

- Dia 07, às 10h30min, roda de conversa sobre os temas Prevenção e Cuidados com o Corpo da Mulher e Amamentação e Cuidados com o Infante, com as enfermeiras Paloma Gomes e Consuelo Pereira
Local: Pediatria do HUSFP

- Dia 08, às 9h30min, musicoterapia com integrantes do projeto Valor à Vida