/ Notícias / Hospital Universitário promove campanha de conscientização sobre a sepse
Hospital Universitário promove campanha de conscientização sobre a sepse
04.09.2014 | 18:58 | #institucional
Hospital Universitário promove campanha de conscientização sobre a sepse
De 08 a 13 de setembro, o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) promoverá a Semana de Alerta contra a Sepse, um período de diversas atividades voltadas à conscientização da comunidade para as causas, características, formas de prevenção entre outras informações acerca dessa doença.

Considerada uma das enfermidades que mais mata no mundo inteiro, a sepse – também conhecida como septicemia ou infecção generalizada – é uma inflamação do organismo contra uma determinada infecção que pode estar localizada em qualquer órgão do corpo. Se não for descoberta e tratada rapidamente, pode, inclusive, levar à morte.

Dentre as atividades que serão realizadas pelo HUSFP estão quiz, aplicação de dinâmica de lavagem das mãos, um programa de orientações para os colaboradores a respeito da prevenção da doença e uma blitz informativa.

Estima-se que, atualmente, a sepse mate mais do que infarto do coração e alguns tipos de câncer. Cerca de 30 milhões de pacientes são atingidos anualmente e, por hora, mil pessoas morrem. O Brasil tem uma das taxas mais altas de mortes no mundo. Entretanto, o risco de sepse pode ser diminuído, principalmente em crianças, se for respeitado o calendário de vacinação. Uma limpeza adequada das mãos pode ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à sepse. Outra orientação muito importante é evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos.

O HUSFP desenvolve atividades relativas a esse projeto desde 2013, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, tendo como objetivo principal o combate à doença.