/ Notícias / Homenagens marcam a comemoração do jubileu de ouro de Ciências Contábeis
Homenagens marcam a comemoração do jubileu de ouro de Ciências Contábeis
10.08.2012 | 18:08 | #ciencias-contabeis
Homenagens marcam a comemoração do jubileu de ouro de Ciências Contábeis
A emoção marcou as homenagens pelos 50 anos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na manhã desta sexta-feira (10), quando representantes de entidades da classe contábil, profissionais e estudantes estiveram reunidos para a abertura do Seminário de Assuntos Contábeis. Três alunos da primeira turma do curso – dois dos quais se tornaram professores – receberam homenagem em nome da Universidade e recordaram a fundação da graduação. Na ocasião, a UCPel também recebeu o reconhecimento do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS).

O presidente do CRC-RS, Zulmir Breda, ressaltou a tradição do curso de Ciências Contábeis da UCPel no Estado. “A bonita história dos 50 anos merece ser comemorada. Muitos bons profissionais passaram por aqui”, comentou.

O delegado do CRC-RS em Pelotas, Clóvis dos Santos Silva, e o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Pelotas e Região (Sincotecpel), Luiz Roberto de Souza Ávila, também fizeram referência ao aniversário. Ávila salientou que, com o evento, Pelotas tornou-se “capital da Contabilidade”.

O pró-reitor Administrativo da Católica, professor Eduardo Insaurriaga dos Santos, destacou a origem do curso, motivada por jovens técnicos em Contabilidade em 1962. Junto a isso, falou sobre as atuais tendências da graduação, promovendo a formação humanística, técnico-contábil e prática, características indispensáveis à inserção no mercado de trabalho. Dentre esses elementos estão o estímulo à tomada de decisões e a sintonia com as inovações da área, em especial as facilidades proporcionadas pela informática e normais internacionais para pequenas e grandes empresas. “Que nesta data possamos olhar para trás e celebrar 50 anos de uma bela história, de iniciativa, luta, conquistas e constante formação e qualificação de profissionais da área de Ciências Contábeis, sempre transformando a sociedade”, concluiu.

A Universidade recebeu uma placa em nome das entidades da classe contábil do Rio Grande do Sul, cujo texto tratava da tradição em formar seres humanos éticos e proporcionar ensino qualificado.  “O curso de Ciências Contábeis dessa importante instituição de ensino do nosso Estado hoje é uma referência em educação, sempre comprometido com as questões locais e de seu tempo, a serviço da sociedade”, expõe a placa.

Durante a cerimônia de abertura, a UCPel prestou homenagem aos alunos da primeira turma, Rolf Lichtnow, Jorge Capra Gomes e Nelson Granada. Emocionado, Capra Gomes recordou o momento em que solicitaram a Dom Antônio Zattera a criação do curso.

A história
Uma batida na porta do bispo Dom Antônio Zattera às onze horas da noite. Um pedido, para um líder religioso certamente já adormecido, um tanto inusitado. Em pleno agosto de 1962, o entusiasmado grupo de jovens solicitava ao bispo: queremos a criação de um curso superior em Ciências Contábeis.

Concluindo o curso técnico, na Escola de Comércio Irmão Fernando, no Colégio Gonzaga, o grupo de oito ou nove amigos reunia-se com frequência na praça José Bonifácio. Ao divagarem sobre o futuro profissional dos jovens técnicos, Rolf Lichtnow apontou em direção à edificação que sediava o Bispado. “Nossa solução está aqui na frente”, disse, à ocasião. O grupo não teve dúvidas: bateu à porta do bispo para pedir a fundação. Gentil e tranquilo, o então chanceler da UCPel limitou-se a responder que o procurassem dali a pouco mais de uma semana.

Findo o prazo, recebeu os estudantes com as mãos postas atrás das costas: já carregava a autorização para a criação do curso e surpreendeu o grupo. Antes mesmo que os jovens técnicos explodissem na comemoração, receberam do bispo a incumbência de levar a empreitada adiante.

O grupo saiu com a missão de convidar professores e dar o tom do curso que, cinco décadas depois, já formou 1.102 pessoas.

A formatura da primeira turma ocorreu ao fim de 1968, com outras duas turmas de novos bacharéis.

Dentre os professores dos primórdios do curso estão Paulo Zanotta da Cruz, Francisco José Petrucci, Platão Louzada da Fonseca, Harry Augusto Berndsen, Salvador Lemos de Freitas, Oswaldo Barbosa de Pinho Louzada e Fernando Gomes Cruz.

Para o atual coordenador do curso, professor Dary Pretto Neto, hoje o curso tem uma inserção regional com papel estratégico significativo para o crescimento econômico. “Forma um profissional que, além da bagagem contábil, traz a postura de um analista de mercado, capaz de promover mudanças econômicas. É um contador controller”, finalizou.