/ Notícias / Habemus Papam: FRANCISCO
Habemus Papam: FRANCISCO
13.03.2013 | 16:28 | #capelania-e-identidade-crista
Habemus Papam: FRANCISCO
Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum, Giorgio Marium Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Bergoglio, qui sibi nomen imposuit Francisco".
O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, 76 anos é o novo sucessor de Pedro, assumindo o nome de Francisco.

Às 20hs12min do dia 13 de março de 2013 o protodiácono Jean-Louis Tauran proclamou a famosa fórmula do Habemus Papam, no balcão Central da Basílica de São Pedro.

Às 20h23 o recém-eleito assomou ao balcão central proclamando as seguintes palavras: "Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado! Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI"

Biografia
O novo pontífice é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936.
O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu a estrada do sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.

Fonte: Rádio Vaticano

Dom Jacinto comenta
Em entrevista à Rádio Universidade (RU), o arcebispo de Pelotas e chanceler da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dom Jacinto Bergmann, disse que o fato de o novo pontífice ser latino é uma grande alegria. “A Igreja na América Latina é muito viva, e pode oferecer um filho para guiar a Igreja de Cristo no mundo todo, como pastor”, disse.

Dom Jacinto mencionou ainda que Francisco I certamente levará no coração as “querências da América Latina”. “Quem está à frente precisa de toda a nossa comunhão e oração. Sua primeira aparição teve um gesto muito bonito, de oração. Vamos rezar por ele, que, em sua simplicidade, pediu”.