/ Notícias / Grupo “Movimenta Terceira Idade” ocorre no bairro Getúlio Vargas
Grupo “Movimenta Terceira Idade” ocorre no bairro Getúlio Vargas
05.08.2014 | 16:06 | #fisioterapia
Grupo “Movimenta Terceira Idade” ocorre no bairro Getúlio Vargas
Todas as quintas-feiras pela manhã, um grupo de idosas, moradoras do bairro Getúlio Vargas, se reúne na Escola Municipal Dr. Mário Meneghetti para fazer exercícios físicos. Elas fazem parte do grupo Movimenta Terceira Idade, um trabalho desenvolvido pelo subprojeto Saúde do Idoso, do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Para dar início ao projeto, que é desenvolvido desde junho de 2013, foi realizada uma pesquisa com 182 pessoas acima de 60 anos que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) Getúlio Vargas, para traçar um perfil de cada um. Foi constatado que a atividade física não fazia parte da rotina dessas pessoas.

A partir daí, os agentes de saúde da UBS fizeram os convites para participação no grupo, que hoje é formado por 15 pessoas. Elas realizam atividades físicas acompanhadas pela bolsista do PET-Saúde, Graciele Ferreira, aluna do nono semestre do curso de Fisioterapia da UCPel, e de uma preceptora da UBS, a enfermeira Ana Rita Herbstrith.

O grupo participa da fisioterapia preventiva, que inclui exercícios para o equilíbrio e flexibilidade, para a melhora da marcha, além de alongamento e atividades com bola.
De acordo com Graciele, as idosas vêm obtendo uma melhora significativa na qualidade de vida, pois muitas já são aposentadas e ficam a maior parte do tempo em casa.

Iria Storch, 66, participa desde o início do projeto e diz já se sentir bem melhor com os exercícios. "Procuro não faltar nenhum dia e também faço caminhadas todas as terças. O grupo tem me ajudado muito", disse.

Algumas idosas também participam do grupo Renovar, mais uma iniciativa do PET-Saúde. Nessa atividade, as idosas são incentivadas a praticar atividades manuais para produção de artesanato. Os encontros são realizados todas as segundas-feiras à tarde, na UBS Getúlio Vargas, e todos os idosos da comunidade são convidados a participar.
A coordenação do PET-Saúde do Idoso é da professora Isabel Lorenzet.

PET-Saúde na UCPel
Através do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), são desenvolvidos na UCPel cinco subprojetos que buscam a implantação das Redes de Atenção Específicas, desenvolvimento de pesquisa, ações de qualificação profissional, de educação em saúde e assistência à saúde.

Os subprojetos onde são desenvolvidas as atividades são: Vigilância em Saúde, Qualificação da Atenção Básica, Saúde Mental, Saúde do Idoso e Gestão do Sistema de Saúde. Podem participar dos subprojetos acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Farmácia.