Grupo do Cetres conhece a Charqueada São João
24.04.2009 | 00:00
Ver com outros olhos aquilo que passou a vida inteira ao seu lado e antes não havia recebido um olhar diferenciado. Reunir-se com as amigas para desfrutar de lugares históricos que ficam bem próximos. Esses são alguns dos frutos da Oficina de Turismo promovida pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel). A tarde ensolarada e o céu limpo só aumentaram a animação do grupo de 15 senhoras que visitaram, na semana passada, o Arroio Pelotas e a Charqueada São João.
Acompanhada pela filha, Ceci Hartlebem, 74 anos, estava encantada com o passeio. “Sou apaixonada por história, e o que conheço de Pelotas é pouco. O bonito da história é saber os detalhes, e é isso que o turismo nos dá”, disse.
As águas calmas do Arroio Pelotas embalaram o grupo do Cetres: a animação era digna de crianças. Maria da Graça Santos fez questão de levar a mãe, Zilda, para a oficina de turismo. “Esse encontro delas [integrantes do Cetres] é uma coisa muito especial. É uma reconquista na vida, um reviver. Todas são extremamente alegres, e ficam na expectativa do passeio”, disse.
O idoso como cidadão que continua inserido na sociedade é a premissa das atividades desenvolvidas pela oficina de Turismo do Cetres. O lazer vira ferramenta para uma vida ativa e saudável. De acordo com a coordenadora da atividade, Helena Nobre, o intuito é oportunizar variados conhecimentos aliados a momentos artístico-culturais. “Os idosos conhecem os pontos turísticos de nossa cidade e ampliam a prazerosidade do viver, que caracterizam contribuições para a qualidade de vida”, explicou.