/ Notícias / Grupo de Idosos realiza programa de Fisioterapia
Grupo de Idosos realiza programa de Fisioterapia
Há três semanas, o grupo de idosos Cultivando Amigos vem aprimorando, além da amizade, a saúde. Os cerca de 15 participantes têm recebido um programa de exercícios propostos por dois estudantes de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A proposta é qualificar o dia a dia dos idosos, que se movimentam e podem ganhar mais mobilidade e força.

A atividade começou por meio da Capelania da Universidade, que há cerca de dois anos acompanha o grupo. Durante 50 minutos, duas vezes por semana, Victoria Bretanha Luz e Rafael Guterres, do décimo semestre de Fisioterapia, aplicam exercícios de fortalecimento muscular, equilíbrio e flexibilidade. Momentos de dança e alongamento também compõem a intervenção.

Segundo eles, a maioria dos participantes do grupo não fazia atividades físicas. Os estudantes dizem já ouvir relatos de melhora por parte dos idosos - o que pode ser evidenciado pela procura cada vez maior de integrantes pelo grupo. "Elas [as participantes] estão mais animadas e dispostas. É satisfatório poder fazer algo que beneficie a qualidade de vida dos idosos", conta Guterres.

Maria Mariza Velasquez Dutra, 70 anos, é prova viva. Participando do grupo há cinco anos e convivendo com pressão e glicose altas, ela diz que não fazia nenhuma atividade física desde a morte da irmã, que lhe acompanhava nas caminhadas. "Eu não tinha mais incentivo. Mas tudo que vem para o bem é bom. As aulas têm sido muito boas", afirma, demonstrando que já consegue alongar o corpo e encostar as mãos nos pés.

"Na primeira aula já me apaixonei", relata a aposentada Aldaci Silva dos Santos, 63 anos. Caseira, sem praticar atividades físicas, ela diz já se sentir "com muito mais disposição".

Além de prestar um serviço à comunidade, a intervenção dará subsídios para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos, que avaliará o efeito do protocolo de exercícios sobre o nível de atividade física, risco de quedas e capacidade funcional nos idosos.

Mesmo antes dos resultados científicos, que os acadêmicos deverão ter dentro dos próximos meses, a animação no dia a dia já é ganho conquistado.

Intervenção social
A Capelania da UCPel atua em atividades de ação social com outros grupos. Além do Cultivando Amigos, que reúne moradores dos bairros Fátima e Navegantes, a Capelania ainda assessora um grupo de 25 crianças e adolescentes do Navegantes - cuja principal atividade é o futebol - e um grupo da Sociedade Assistencial Nossa Senhora de Fátima, que contempla 42 crianças. Por meio de atividades como futebol, por exemplo, são trabalhados temas que envolvem a cidadania e buscam a qualidade de vida.