/ Notícias / Grupo de Hipertensos e Diabéticos do CETRES promove palestra de encerramento
Grupo de Hipertensos e Diabéticos do CETRES promove palestra de encerramento
06.12.2012 | 09:15 | #enfermagem
Grupo de Hipertensos e Diabéticos do CETRES promove palestra de encerramento
O grupo de Hipertensos e Diabéticos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel) está promovendo uma palestra de encerramento das atividades do ano. O tema será Diabetes e Pé Diabético, abordado pela enfermeira Ilania Braga da Silva. A atividade ocorre na quinta-feira (6), das 9h às 11h, na sede do CETRES (Avenida Domingos de Almeida, 3.150). A palestra é aberta ao público.

Um dos encontros deste ano do grupo teve a participação do agrônomo Marcio Paim, que apresentou ervas e temperos que ajudam na substituição do sal e do açúcar, e ainda controlam os níveis de pressão alta e glicemia. Foi feito, então, um convite para uma visita ao Campus CAVG, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul), para que os idosos tivessem um contato maior com diferentes cheiros e sabores, além de receber informações sobre como cultivar essas plantas e ervas. Os participantes aprenderam a fazer tinturas e todos os reaproveitamentos dessas plantas, desmistificando que a substituição do sal é feita apenas com vinagre e limão, mas que existem inúmeros temperos que podem fazer esse papel. A visita incluiu ainda a apresentação de uma erva que substitui o açúcar, um adoçante natural.