/ Notícias / Grupo de Estudos em Futsal da UCPel marca presença em revista nacional
Grupo de Estudos em Futsal da UCPel marca presença em revista nacional
16.04.2012 | 11:00
Grupo de Estudos em Futsal da UCPel marca presença em revista nacional
Um gol emplacado fora das quadras. Assim foi considerada a última conquista do Grupo de Estudos em Futsal da Universidade Católica de Pelotas (GEF/UCPel), que teve um artigo publicado na Revista Brasileira de Futsal e Futebol. O estudo “Perfil antropométrico da equipe de futsal feminino da UCPel” foi produzido por sete componentes do grupo e é resultado de um levantamento que durou cerca de um ano.

A antropometria é uma técnica de estudo das proporções e medidas das diversas partes do corpo. A pesquisa foi realizada de forma descritiva e buscou determinar o perfil antropométrico das atletas de acordo com suas posições em quadra (goleiras, fixas, alas e pivôs). Para isso, as variáveis mensuradas foram idade, estatura, peso, percentual de gordura, massas corporais gorda e magra, além do Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados que basearam o estudo foram coletados durante o ano passado, enquanto a equipe participava de competições esportivas. No período de férias, entre dezembro e março, o GEF se reuniu para o levantamento destes dados e construção efetiva da pesquisa.

A partir do trabalho pôde se concluir que a maior média de massa corporal (IMC), percentual de gordura e massa gorda se deu na categoria das goleiras. Já as alas apresentaram os menores resultados quando avaliados sob os mesmos índices e a maior média de estatura ficou na categoria das fixas. Segundo as conclusões da pesquisa, a partir da descrição do perfil antropométrico de atletas se tem um importante instrumento para o planejamento, acompanhamento e avaliação do processo de treinamento, sempre respeitando as limitações e a realidade de regime de cada equipe.

Segundo o coordenador do estudo e técnico da equipe feminina de futsal da UCPel, Maurício Giusti, a pesquisa auxiliou no entendimento físico da equipe e ainda foi uma oportunidade para o GEF, que é composto em sua maioria por alunas do curso de Fisioterapia da UCPel. “As estudantes tiveram a oportunidade de lidar com as áreas de ensino – durante o ano letivo –, extensão – durante as atividades extras dos projetos do grupo – e pesquisa, durante a produção deste artigo científico”, conta Giusti. Ainda de acordo com ele, a ideia é continuar trabalhando na área científica e buscar mais publicações.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?