Um Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Política Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) e ao curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vem desenvolvendo diversas ações para amenizar o impacto da pandemia do novo coronavírus em Pelotas. O grupo “Questão Agrária, Urbana e Ambiental / Observatório dos Conflitos da Cidade” é formado por 20 pessoas, entre alunos, bolsistas e pesquisadores, e tem como principal objetivo discutir temas relacionados ao direito à cidade e à soberania e segurança alimentar e nutricional.
A primeira frente de trabalho consistiu na divulgação de materiais em vídeo e texto, nas redes sociais, sobre a situação da cidade durante a pandemia. Os conteúdos depois foram aprofundados em diversas lives que abordaram temas da vida cotidiana com foco na realidade urbana e rural. Inclusive, as lives realizadas podem ser assistidas na fanpage do PPGPSDH e na página do Observatório dos Conflitos da Cidade.
O GEP também realizou ações ligadas ao Fórum em Defesa da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que resultou na implementação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e de uma campanha de arrecadação de alimentos.
“O grupo tem produzido uma série de discussões, mas também uma série de alianças com organizações populares para fortalecer e evidenciar toda a realidade social que vivem as populações em vulnerabilidade social”, explica a professora do PPG em Políticas Sociais e Direitos Humanos, Cristine Jaques Ribeiro, que também coordena o Fórum ao lado do também professor do PPGPSDH, Tiago Nunes.
Para o segundo semestre, o grupo está se organizando uma nova ação. Trata-se da Quarta Edição do Seminário Terra, Água e Alimento, com temas que abordam gênero, sexualidade e raça. O evento está programado para ocorrer de modo on-line, nos dias 8 e 9 de outubro.
Redação por: Rafael Mirapalheta