/ Notícias / GITEP aprova duas pesquisas em evento nacional de Ciências Sociais
GITEP aprova duas pesquisas em evento nacional de Ciências Sociais

Pesquisas do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram aprovadas no 44° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Este é um dos mais importantes eventos brasileiros em relação às áreas das Ciências Sociais e, desta vez, ocorre no formato virtual de 1º a 11 de dezembro.

“A aprovação significa que estamos produzindo conhecimento científico relevante em termos de contribuição no cenário nacional, ainda que por vezes os objetos de investigação sejam nossos contextos regionais”, comenta o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies.

Diferentes abordagens

Uma das pesquisas intitula-se “Facções e cena criminal na Zona Sul do Rio Grande do Sul” e será apresentada pelo professor Samuel Rivero. Sendo co-autor do trabalho, Chies acredita que a realidade do RS é pouco conhecida pelo resto do país e apresentá-la é uma maneira de contribuir para a compreensão de um assunto de significativa relevância para a segurança pública no Brasil.

Já o segundo estudo, “Militarismo, racismo e sensibilidades bárbaras: sociogênese do autoritarismo do controle social e punitivo no Cone Sul”, desenvolvido pelo coordenador do GITEP, apresenta um caráter mais teórico e bibliográfico. “Trata-se de abordagem que busca criar um lastro de conhecimentos para sustentar novas pesquisas sobre a questão da punição e do controle social no Brasil”, explica.

O professor Samuel apresenta no GT24 - Mercados ilícitos e dinâmicas criminais, coordenado por Luiz Fábio Paiva (UFC) e Camila Dias (UFABC), enquanto Chies no GT47 - Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise, coordenado por Marcos César Alvarez (USP) e Edmilson Lopes Junior (UFRN).

Conhecimento em rede

O GITEP já esteve presente em edições anteriores do evento, tanto apresentando pesquisas quanto atuando na coordenação de Seminários Temáticos. “Trata-se de um espaço através do qual desenvolvemos também a interlocução e a interação em rede com pesquisadores e grupos de pesquisa”, explica Chies. O GITEP é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.

Redação: Max Cirne