/ Notícias / GITEP aprova duas pesquisas em evento nacional de Ciências Sociais
GITEP aprova duas pesquisas em evento nacional de Ciências Sociais
GITEP aprova duas pesquisas em evento nacional de Ciências Sociais

Pesquisas do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram aprovadas no 44° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Este é um dos mais importantes eventos brasileiros em relação às áreas das Ciências Sociais e, desta vez, ocorre no formato virtual de 1º a 11 de dezembro.

“A aprovação significa que estamos produzindo conhecimento científico relevante em termos de contribuição no cenário nacional, ainda que por vezes os objetos de investigação sejam nossos contextos regionais”, comenta o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies.

 

Diferentes abordagens

Uma das pesquisas intitula-se “Facções e cena criminal na Zona Sul do Rio Grande do Sul” e será apresentada pelo professor Samuel Rivero. Sendo co-autor do trabalho, Chies acredita que a realidade do RS é pouco conhecida pelo resto do país e apresentá-la é uma maneira de contribuir para a compreensão de um assunto de significativa relevância para a segurança pública no Brasil.

Já o segundo estudo, “Militarismo, racismo e sensibilidades bárbaras: sociogênese do autoritarismo do controle social e punitivo no Cone Sul”, desenvolvido pelo coordenador do GITEP, apresenta um caráter mais teórico e bibliográfico. “Trata-se de abordagem que busca criar um lastro de conhecimentos para sustentar novas pesquisas sobre a questão da punição e do controle social no Brasil”, explica.

O professor Samuel apresenta no GT24 - Mercados ilícitos e dinâmicas criminais, coordenado por Luiz Fábio Paiva (UFC) e Camila Dias (UFABC), enquanto Chies no GT47 - Violência, punição e controle social: perspectivas de pesquisa e de análise, coordenado por Marcos César Alvarez (USP) e Edmilson Lopes Junior (UFRN).

 

Conhecimento em rede

O GITEP já esteve presente em edições anteriores do evento, tanto apresentando pesquisas quanto atuando na coordenação de Seminários Temáticos. “Trata-se de um espaço através do qual desenvolvemos também a interlocução e a interação em rede com pesquisadores e grupos de pesquisa”, explica Chies. O GITEP é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel.

 

Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?