/ Notícias / Gincana solidária desafia acadêmicos do Design de Moda da UCPel
Gincana solidária desafia acadêmicos do Design de Moda da UCPel
23.04.2019 | 21:09 | #tecnologia-em-design-de-moda
Gincana solidária desafia acadêmicos do Design de Moda da UCPel

O desafio está lançado! Acadêmicos do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram convocados a produzir bonecas de pano a partir de retalhos. Além de exercer a criatividade e reutilizar materiais, a gincana solidária integra a programação do evento mundial Fashion Revolution 2019. Toda a produção será doada para o abrigo municipal Casa das Meninas.  

Cerca de 30 alunos, divididos em cinco grupos, já estão buscando doações de retalhos para começar a produção. A próxima etapa é exercer a criatividade para confeccionar diversos tipos de bonecas, explica a coordenadora do curso, professora Ana Luiza Soares. A entrega de toda a produção ocorrerá na sexta-feira (26). O grupo que confeccionar o maior número de exemplares será premiado com cursos da escola EnModa.    

Tradicionalmente, a Gincana Solidária integra a programação do evento Fashion Revolution 2019. Ambas as iniciativas têm como foco alertar sobre o custo da moda e seu impacto em todas as fases da produção e do consumo. “Nossa gincana tem um viés solidário. Também é executada sempre levando em consideração a reutilização de materiais”, comenta a docente. 

Conforme Ana, a participação na gincana também auxilia na integração de acadêmicos de diversos semestres e ainda incentiva a troca de conhecimento técnico. A apresentação do tema da Gincana para os acadêmicos ocorreu na noite desta segunda-feira (22). Até sexta-feira (29), diversas bonecas deverão ganhar vida e se tornarão responsáveis por alimentar diversas fantasias infantis.

 

Sobre o evento

 

Criado em 2013, o Fashion Revolution é um evento mundial que tem o objetivo de conscientizar o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases da produção e do consumo. A ação quer incentivar as pessoas a refletirem sobre a produção completa da peça, desde o agricultor que cultiva o algodão, até a compra que é o último passo da jornada.

O movimento foi idealizado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável depois do desabamento do Edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013, que deixou mais de mil mortos e 2,5 mil feridos.

Em Pelotas, o evento acontece anualmente e conta com programação diversificada, que pode ser acessada neste link.

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?