/ Notícias / Gestoras da UCPel vão à Finlândia conhecer sistema educacional
Gestoras da UCPel vão à Finlândia conhecer sistema educacional
30.08.2012 | 16:32 | #institucional
Gestoras da UCPel vão à Finlândia conhecer sistema educacional
Acompanhamento do estudante desde o ensino básico até a formação profissional, incentivo pesado do governo na área, qualidade do ensino público idêntico ao particular e uma das taxas de analfabetismo mais baixas do mundo – 1% entre pessoas com 15 anos ou mais de idade - fazem da Finlândia uma referência em educação no planeta. E é para lá que embarcam, nesta sexta-feira (31), duas gestoras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Ana Maria Hackbart, coordenadora da Central Financeira, e Magda Westermann, coordenadora da Seção de Documentação e Registro Acadêmico (SDRA), passarão por três universidades e um centro de pesquisa naquele país.

A viagem integra o módulo internacional do curso de MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Ana Maria e Magda são alunas do curso que ocorre em diferentes instituições vinculadas à entidade.

A primeira atividade das gestoras será na Universidade de Turku de Ciências Aplicadas (TUAS), onde serão apresentadas ao sistema de ensino finlandês e ao sistema dessa Universidade, que contempla áreas como organização, educação, gestão, sistema de qualidade e outros atributos. Uma sequência de palestras e visitas está prevista nesta etapa da viagem. Estão no roteiro, também, a Universidade de Tampere (UTA), a Universidade de Hämeenlinna de Ciências Aplicadas e o Centro de Pesquisas Técnicas em Helsinque, este último localizado na capital finlandesa.

Dentre as particularidades com as quais irão se deparar, estão, também, o ensino superior dividido entre universidades e escolas politécnicas e a grande valorização do professor. Nas faculdades, há quatro candidatos para cada vaga nos cursos de formação de docentes. Os melhores professores são deslocados para as escolas primárias e serão responsáveis pelo processo de alfabetização, leitura e escrita de todas as crianças. As palavras-chave na educação finlandesa são qualidade, eficiência, igualdade e internacionalização.

Para Ana Maria, a expectativa é grande por estarem frente a um sistema de ensino bastante diferente do brasileiro. A intenção é absorver o máximo de conhecimentos. Para isso, as duas já se prepararam com estudo e leitura prévia sobre o sistema educacional que irão encontrar. “Esperamos aprender as melhores práticas com aplicabilidade aqui”, pontuou Magda. “Tudo o que pudermos trazer para a UCPel vai ser potencializado no nosso dia a dia”, reforçou Ana Maria. O retorno das gestoras será no dia 11.