/ Notícias / Gestão Fiscal é tema de novo livro da Educat/UCPel
Gestão Fiscal é tema de novo livro da Educat/UCPel
17.05.2016 | 16:26 | #ciencias-contabeis
Gestão Fiscal é tema de novo livro da Educat/UCPel
A rala bibliografia voltada para a gestão fiscal tributária municipal ganhará reforço devido ao novo lançamento da Editora da Universidade Católica de Pelotas (Educat/UCPel): “Gestão Fiscal – enfoque municipal”. A professora do curso de graduação em Ciências Contábeis, Maristela Roza, aproveitou parte de seu trabalho de dissertação para abordar na publicação a história e o conceito dos tributos IPTU, ISSQN e ITBI.
O título será lançado para a comunidade nesta quarta-feira (18), às 18h30min, na Livraria Vanguarda Técnicos, localizada no Saguão do Campus I da UCPel. Conforme explica a autora, a publicação é voltada para estudantes e profissionais das áreas de Ciências Contábeis, Administração e Gestão Pública e Fiscal. “Minha intenção é abastecer os alunos sobre os temas dessa área que são escassos”, comenta.     

Parte do livro é resultado de seu trabalho de dissertação defendido no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no ano de 2009. “O trabalho foi bem avaliado pela banca. Fiz as adequações necessárias para a publicação e também incluí a legislação dos impostos no anexo do livro”, explicou.    

De acordo com a professora, o texto do livro tem um olhar especial para a dívida ativa tributária da Prefeitura de Pelotas, mas as informações podem ser aplicadas para outras realidades municipais. A dissertação também deverá ser aproveitada para a publicação de mais outro livro, voltado para discutir a experiência da gestão fiscal, abrangendo a implantação do Gerenciamento Matricial de Receitas da Prefeitura Municipal de Pelotas.      

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?