/ Notícias / Gestão da Educação é abordada em encontro na UCPel
Gestão da Educação é abordada em encontro na UCPel
14.03.2016 | 17:36 | #institucional
Gestão da Educação é abordada em encontro na UCPel
Gestão da Educação: balizas e apelos nas Instituições de Ensino Superior Católicas foi o tema apresentado nesta sexta-feira (11) durante o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Além dos coordenadores de curso, gestores de setores da Universidade estiveram reunidos para ouvir o irmão Afonso Murad, professor, pesquisador e escritor das áreas de gestão, teologia e ecologia.

Murad esteve em Pelotas como convidado do Dia ANEC, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica, que ocorreu no sábado (12). Durante o encontro com os professores e funcionários da UCPel, ele falou sobre a natureza da gestão do ensino superior, dimensões e empecilhos da gestão, diferenciais das organizações que dão certo e oportunidades.

Segundo ele, um conflito a resolver é a equação aparente de que, ao aumentar a gestão, se reduziria o campo de humanização e mística. "Pode parecer assim no início, mas depois a organização atinge outro patamar de sua espiritualidade", pontua.

De acordo com Murad, uma dimensão essencial da gestão é  serviço: o porquê da existência dela. Ao lado dessa, estão aspectos como econômico-financeiro, contábil, de comunicação e imagem, pesquisa e desenvolvimento, responsabilidade social e ambiental. "Por mais que eu esteja em uma dessas pontas, é muito importante entender que elas estão relacionadas e, se não estão, precisam se relacionar", disse.

O palestrante destacou, ainda, elementos que entravam a gestão, como amadorismo, ausência de visão de futuro e estratégias, falta de indicadores, pouca relação com a sociedade, concentração de poder, individualismo e culto das vaidades, ausência de gestão de pessoas e baixa visibilidade institucional.

Ao mesmo tempo, elementos das instituições de sucesso são conectividade - perceber e interpretar tendências e, ainda, trabalho em conjunto -, visão estratégica, inovação, gestão do conhecimento, qualidade, velocidade, viabilidade econômico-financeira, pessoal em contínuo aperfeiçoamento e senso de pertença, visibilidade e imagem.

Murad ainda apresentou apelos às instituições de identidade católica: que busquem pessoas com brilho no olhar e identificadas com a educação, estimuladas à busca contínua; processos de ensino-aprendizagem dinâmicos e estimuladores; ser uma universidade "em saída", que realize diálogo e serviço efetivo à Igreja e à sociedade; e cuidado com a "casa comum" - política ambiental com incentivo a hábitos sustentáveis.

O encontro foi promovido pelo Grupo de Formação Humanística e Teológica e Núcleo Pedagógico da UCPel.