A discussão sobre o clássico conflito de gerações esteve em pauta na tarde de quarta-feira (23), durante o terceiro dia de atividades da 17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Universidade Católica de Pelotas (SIPAT/UCPel). A palestra “Geração Y – Comportamento dos novos profissionais” foi ministrada pela coordenadora do curso de Filosofia, professora Ângela Caruso, a uma plateia que se mostrou bastante interessada no assunto.
Ângela explicou, de maneira informal e interativa, alguns dos motivos pelos quais é tão difícil aos mais velhos compreenderem o ritmo dessa geração que, segundo a Sociologia, compreende indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e 1990, aqueles que foram criados em um ambiente de crescente desenvolvimento tecnológico e têm tendência a se adaptar a essa nova realidade com muito mais rapidez. Não somente isso: as crianças daquela época são, hoje, os jovens que começam a adentrar o mercado de trabalho e gerar certa dor de cabeça aos empregadores que não sabem como lidar com quem não se adapta à rotina de bater ponto ou de trabalhar sem acesso às redes sociais, por exemplo. “Na verdade, não somos mais atrasados que eles. Simplesmente somos de uma geração diferente, que pensa e concebe o mundo de forma diferente”, pontuou a coordenadora.
Para ela, o grande desafio atual das empresas é aprender a agir com flexibilidade, deixando espaço para o ser e o pensar. “Se fizermos o exercício de olhar nos olhos um dos outros, nos enxergaremos. E, nos enxergando, trabalhamos melhor”.
17ª SIPAT
Na manhã desta quinta-feira (24), funcionários e professores do Campus II e do prédio Santa Margarida praticaram ginástica laboral. À tarde, houve a palestra “Alimentação saudável”, com a nutricionista Léslie Cavada. O padre Antônio Reges Brasil falou, na sequência, sobre o tema “Cidade universitária”.
O evento prossegue até sexta-feira (25), com a temática “Segurança no trabalho é garantia de mais saúde e produtividade para todos”. Confira a programação para o último dia.
Sexta-feira, 25 de novembro
8h15min – Ginástica laboral, no Lar da Criança São Luiz Gonzaga;
9h – Ginástica Laboral, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite;
17h30min – Acolhida Cultural.