O frio desta manhã de segunda-feira (1º) não foi empecilho para que quase 400 pessoas acompanhassem o primeiro dia de palestras do 5º Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul (Geo RS 2009). Até o dia 03 de junho, estudantes, profissionais e professores de Engenharia Civil discutirão temas relacionados à Geotecnia, no Auditório Dom Antonio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Os colegas Alice Nolasco e Filipe Milani, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), vieram a Pelotas para acompanhar, principalmente, as palestras relativas a fundações e mecânicas dos solos. Assuntos, estes, que, não por acaso, figuram entre as principais áreas temáticas a serem discutidas durante as atividades. “Tem a ver com uma das disciplinas que estamos cursando neste semestre. Vai ser interessante aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais”, disse Milani.
Após a abertura do Geo RS, o engenheiro Sandro Sandroni, da Geoprojetos Engenharia, falou sobre as novidades no mercado brasileiro para o melhoramento de solos moles. Na sequência, foram abordados temas como “Rupturas geotécnicas”, “Patologia das fundações” e “Análise de contenções altas sob aspectos estruturais”. Nesta terça (02), o destaque fica por conta da palestra especial sobre a obra do Estaleiro Rio Grande, com engenheiros Joseney Domingues da Silva e Miguel Thormann, da Petrobrás.
Organização
Os professores da UCPel, Celso Pedreira, Ariela Torres, Bianca Pagani e Paulo Guterres integram, juntamente com docentes da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a comissão organizadora do evento. O programa completo do Seminário, bem como informações sobre inscrições, podem ser acessados pelo site
http://geors.ucpel.tche.br.
Vestibular de Inverno
A graduação em Engenharia Civil é uma das 13 opções que a UCPel está oferecendo em seu Vestibular de Inverno, que ocorre dia 28 de junho. Ao todo, são 605 vagas disponíveis entre as mais variadas áreas do conhecimento. Interessados devem fazer suas inscrições para o processo seletivo até o dia 24, no saguão do Campus I da Católica (rua Gonçalves Chaves, 373) ou pela página eletrônica
www.ucpel.tche.br/vestibular. Para os vestibulandos tradicionais, a taxa é de R$ 50,00. Aos que escolherem a opção “treineiro”, direcionada apenas para quem quer testar conhecimentos na prova, o investimento cai para R$ 25,00. Informações pelo telefone (53) 2128.8269.