/ Notícias / Gasolina sofre queda de 2,52% de acordo com estudo do EDR/UCPel
Gasolina sofre queda de 2,52% de acordo com estudo do EDR/UCPel
06.07.2018 | 11:31 | #edr
Gasolina sofre queda de 2,52% de acordo com estudo do EDR/UCPel
O valor da gasolina em Pelotas sofreu queda de 2,52% no mês de junho, verifica pesquisa feita pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/ UCPel). Desde abril, o EDR acompanha e divulga mensalmente as alterações dos preços dos combustíveis de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre.

O preço médio comercializado pelos postos de combustíveis pelotenses passou de R$ 4,924 para R$ 4,8, uma redução de R$ 0,124. “Nos primeiros dias de junho, os valores sofriam os efeitos da greve dos caminhoneiros, a partir da terceira semana retornaram a cair”, explica o economista do EDR, Tiago Nunes.

As cidades de Rio Grande e Porto Alegre também foram consideradas pela pesquisa. Na capital, o valor passou de R$ 4,742 para R$ 4,666, uma queda de 1,6%. Em Rio Grande, cidade com menor alteração, o preço de R$ 4,777 foi convertido para R$ 4,741.

Segundo Nunes, o valor já sofria aumento antes de qualquer indicativo de greve. Porém, com a mobilização dos caminhoneiros os preços elevaram e ainda não retornaram ao normal devido à alta na cotação do dólar.

A análise utilizou dados disponibilizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O custo da gasolina foi coletado semanalmente em postos de combustíveis e os preços médios expostos foram entre os dias 03 e 30 de junho.

Redação: Rafaela Rosa