A Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em sua próxima exposição, abre espaço para os jovens. Artistas autodidatas de 11, 15 e 17 anos apresentam suas criações à comunidade de 18 a 31 de maio. Ana Paula Cardoso Rodrigues, Tuane Neves da Silva e Priscila Cardoso Rodrigues, vinculadas ao Exército de Salvação de Pelotas, exibem suas pinceladas na Universidade.
A descoberta do gosto pela pintura, há sete anos, levou Priscila, hoje com 17, a aprender cada vez mais sobre a arte. Panos de chão, camisetas velhas, tudo servia para que ela pudesse aperfeiçoar mais as imagens que buscava retratar através das tintas. Hoje, ela ministra aulas para dez jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Exército de Salvação. “Todos aqueles a quem dou aula não possuem condições de comprar o material necessário, que é repassado gratuitamente pela instituição. Quero continuar esse trabalho pelo tempo que for possível”, afirmou.
A irmã de Priscila, Ana Paula, de 11 anos, segue os passos da mais velha. “Conheço poucas pessoas da minha idade que pintam. Gosto de pintar e não tenho motivos para desistir. Sou feliz por ter começado cedo, porque sei que muitos não têm a mesma oportunidade que estou tendo de aprender pintura”, contou.
Tuane, de 15 anos, também tem na pintura um estímulo. A artista planeja aprimorar-se para crescer e futuramente comercializar suas obras.
A Galeria de Arte da Católica está aberta das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia, no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373).