Músculos, contornos, curvas. Nuances, detalhes, cores. Uma mecha de cabelo que cai sobre o colo. O corpo humano se traduz em traços nos desenhos de Helena de Fátima Tavares Badia. A beleza e os detalhes do invólucro de homens e mulheres anônimos estarão sob apreciação na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A artista plástica expõe seus trabalhos de 16 a 31 de maio.
Helena Badia é fundadora e vice-presidente do Movimento dos Artistas Plásticos de Pelotas (MAPP), e faz parte da Associação Gaúcha de Pintura Artística desde 1998. Participou de 13 exposições individuais, 15 demonstrações de pintura e desenho, e quase 50 exposições coletivas. Seu trabalho atravessou fronteiras: Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria e Argentina já receberam os trabalhos da artista. Obteve, ao longo da carreira, 14 prêmios e destaques, em nível municipal, regional, nacional e internacional.
A artista cursa Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e possui ateliê próprio, onde além de criar dá aulas de pintura e desenho. “Confesso-me uma apaixonada pelo desenho em seus mais variados estilos”, destaca.
Ao adentrar a Galeria de Arte da Católica, quem passa poderá apreciar obras em técnicas e materiais variados, como grafite, aquarela, nanquim, carvão e giz pastel. “A exposição reúne trabalhos de diferentes estilos, muitos dos quais foram estudados para outras obras em pintura e alguns são resultado de cursos de desenho onde fui aluna”, explica a artista.
A Galeria de Arte da Católica funciona das 8h às 22h, no Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373). A entrada é franca.

