/ Notícias / Galeria de Arte da Católica recebe “Conversas Gravadas”
Galeria de Arte da Católica recebe “Conversas Gravadas”
17.08.2009 | 16:17
Galeria de Arte da Católica recebe “Conversas Gravadas”
Entre os dias 18 e 31 de agosto, a Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe a exposição “Conversas Gravadas”. A mostra reúne seis artistas de diferentes gerações. Cada um apresenta dois trabalhos em linguagem gráfica nas técnicas de xilogravura, gravura e metal e litografia. Todos eles são nomes reconhecidos e atuantes no Rio Grande do Sul: Vera Chaves Barcelos, Maria Inês Rodrigues, Danúbio Gonçalves, Mara de Carli, Marcos Sanches e Miriam Tolpolar. A curadoria é de Anico Herskovits.

Os artistas participantes de “Conversas Gravadas” usam os estilos pop, abstrato construtivo, ou o expressionismo e o simbolismo. É possível acompanhar o diálogo que se estabelece entre essas duas gerações. Uma conversa em dois tempos.

Os artistas
Vera Chaves Barcelos, Maria Inês Rodrigues e Danúbio Gonçalves iniciaram-se nas artes entre as décadas de 50 e 70. Embora tenham utilizado várias linguagens artísticas ao longo da carreira, tornaram-se conhecidos, primeiramente, através de suas gravuras. Já Mara de Carli, Miriam Tolpolar e Marcos Sanches começaram suas trajetórias entre os anos 80 e 2000. Eles também se expressam a partir de outras linguagens, mas têm seu foco de atuação principalmente na área gráfica.

A realização da exposição é uma parceria da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta, de Porto Alegre, com iniciativa do Programa Cultura Itinerante. A Fundação é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Foi fundada em 2003, com a missão de promover atividades voltadas à qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e à recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial.

Funcionamento
A Galeria de Arte da Católica está aberta das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373). A entrada é gratuita.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?