Futuros enfermeiros realizam atividade com foco pediátrico
22.05.2009 | 16:41
Mães de crianças com até cinco anos compareceram à primeira das reuniões que uma equipe de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu nesta quinta-feira (21). A atividade abriu a série de ações a serem realizadas com a comunidade da Vila Castilho, por intermédio da Unidade Básica de Saúde Sansca. A iniciativa irá viabilizar atendimentos mensais de orientação específicos para este público.
Juntamente com os alunos do sexto semestre da graduação, que cursam a disciplina de “Enfermagem e Saúde Pública”, pediatras e assistentes sociais da Unidade Básica fornecerão acompanhamento médico às crianças e esclarecimento de dúvidas comuns sobre o desenvolvimento infantil às mães. De acordo com a professora responsável pela atividade, Ana Lúcia Azevedo, assuntos como a prevenção e o tratamento de doenças respiratórias devem entrar em pauta, em função das recentes mudanças climáticas.
Oportunidade válida
Maria Beatriz Silva levou seus dois filhos, Evelyn, de cinco anos, e João Victor, de dois anos, à confraternização e já planeja convidar suas vizinhas para as próximas reuniões. “Achei muito válida a iniciativa, porque facilita o acompanhamento das crianças. É importante que mais gente saiba dessa assistência”, comentou.
Para Marcele Schuch, uma das futuras enfermeiras engajadas na ação, a experiência é enriquecedora para o currículo. “O mais interessante é o convívio com a comunidade e o exercício do verdadeiro papel do enfermeiro”.