A equipe de futsal feminino da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está à frente de um novo projeto. É o “Educação Física e fisioterapia: Esporte e saúde nas escolas”, que existe desde setembro deste ano. Há cerca de dois meses, as jogadoras ministram palestras para crianças de nove a 12 anos das escolas da rede pública de Pelotas.
O projeto foi uma iniciativa do técnico da equipe, Maurício Giusti, e da preparadora física Graciele Ferreira. Com o apoio da coordenadora do curso de Fisioterapia da UCPel, Patrícia Giusti, foi colocado em prática o projeto que leva aos estudantes de escolas públicas da cidade informações sobre a importância da prática de exercícios físicos e da fisioterapia.
O projeto recebeu, ainda, o apoio e reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação, que agenda as palestras junto às escolas. Até então, cinco já receberam a visita dos participantes do projeto e os resultados têm sido positivos. “O projeto tem tido uma repercussão muito boa, tanto nas escolas quanto nas comunidades. As escolas que ainda não foram atingidas ligam pra saber quando vai acontecer a visita”, disse o técnico.