O começo da segunda fase não poderia ter sido pior para a UCPel. Jogando em casa sábado (07), a equipe do técnico Betinho perdeu por 4 a 2, para o São Luiz Gonzaga. Conheceu sua primeira derrota após oito jogos de invencibilidade. A partida foi a estreia da equipe na segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de Futsal.
O São Luiz mostrou que veio a Pelotas em busca da vitória logo no primeiro minuto. Com uma marcação em cima, dificultou a saída de bola e forçou o erro do time da casa. Luciano perdeu a bola perto da intermediária e o São Luiz abriu o placar. O time da Católica sentiu o gol. A equipe errava muitos passes e não conseguia sair da marcação adversária. Resultado foi um domínio completo do São Luiz e um bombardeio em cima do goleiro Júnior. Aos 5 minutos ocorreu o inevitável: Diógenes recebeu no pivô, girou em cima de Roger e bateu de perna esquerda. A bola chocou-se na trave e resvalou em Diegão, morrendo no fundo das redes. 2 a 0 para os adversários.
Com dois pontos a menos no placar o time da UCPel acordou. Com as entradas dos jovens Biel e Sérgio, equilibrou a partida, acertou a marcação e principalmente parou de errar passes fáceis. Porém, começou a pecar nas finalizações. Primeiro com Bruno, que recebeu livre na cara do goleiro adversário e bateu para fora. Depois, o artilheiro Rafael Almeida, que foi muito bem marcado pelo time do técnico Jeferson Becon, teve duas oportunidades, mas que acabaram na rede pelo lado de fora. Aos 19 minutos, Biel cobrou escanteio e Diegão descontou.
A segunda etapa começou nervosa. Diegão teve um desentendimento com o camisa dez do São Luiz, Jones, e os dois levaram cartão amarelo. Pouco depois, o São Luiz comprovou sua superioridade na quadra. Rafael marcou duas vezes, fazendo 4 a 1 para os visitantes. O restante da partida ficou equilibrado, porém a Católica não conseguia transformar as oportunidades em gols. Somente no minuto final, Rafael Almeida descontou com chute cruzado, mas que não foi suficiente para evitar a primeira derrota da UCPel na competição.
“Tivemos um inicio de jogo em que estávamos fora da partida. A equipe adversária ditou o ritmo do jogo, com velocidade e determinação. Já nós entramos com outro ritmo, mais lento. Isso favoreceu para o adversário abrir dois gols. Mas depois desses dez minutos crescemos no jogo, pressionamos o adversário, tivemos algumas oportunidades e erramos alguns gols que fizeram a diferença. Mas a segunda fase será assim: jogos difíceis. E temos que seguir trabalhando para conseguir os pontos necessários para a classificação” avaliou o treinador Betinho, da UCPel.
Com a derrota, a Católica está em quarto lugar no grupo C, que tem BGF e São Luiz dividindo a liderança com 3 pontos. O próximo jogo da Católica será no dia 14, contra a equipe do América, em Tapera, equipe que folgou nesta rodada.