/ Notícias / Formandos de Medicina da Católica vão estudar no exterior
Formandos de Medicina da Católica vão estudar no exterior
16.08.2013 | 18:52 | #medicina
Formandos de Medicina da Católica vão estudar no exterior
Os alunos André Gonzales Real e Rodrigo Campos de Castro, do último ano do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), estão indo para os Estados Unidos e para Portugal, respectivamente, para agregar uma nova experiência a seus estudos. Trata-se da disciplina de Estágio Optativo presente no currículo do curso e que possibilita que os alunos o façam no local de sua preferência.

Através da Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio da UCPel, André e Rodrigo tiveram facilitado o processo de enriquecer os seus currículos com tudo o que agrega uma experiência estudando no exterior. Em um Intercâmbio de Estágio e Pesquisa, que consiste em intercâmbios de curta duração, André passará um mês estudando Psiquiatria na Washington University in St. Louis e Rodrigo ficará por três meses na Universidade de Coimbra - dois meses estudando cirurgia e, um mês, traumatologia.

Os dois futuros médicos vêem na oportunidade uma experiência positiva que pode criar um diferencial no mercado nacional. "Não é todo mundo que tem essa experiência. Ainda mais nesses tempos de médicos estrangeiros vindo para cá", comenta André, que já está indo estudar nos Estados Unidos pela segunda vez durante o curso - a primeira foi no verão de 2011 para 2012, na Carolina do Norte. Na mesma linha, Rodrigo destaca, também, a importância da Universidade nesse processo. "A ideia foi criar um diferencial no currículo e a Católica ainda facilita a viagem", comenta. Ele conta que a língua é um facilitador em Portugal e que tem a expectativa de ver uma medicina diferente.

Além desses fatores, eles comentam que estudar no exterior faz parte da ideia de, um dia, explorar estes mercados profissionalmente. "Vou com a intenção de fazer este vínculo. Primeiro, para ter a certeza se eu quero morar lá. E, segundo, porque estudar lá é um pré-requisito para os norte-americanos", explica André, referindo-se que os estadunidenses consideram importante ter estudado no país para, posteriormente, trabalhar lá.

Tanto André quanto Rodrigo irão às respectivas universidades com o intuito de realizar seus estágios e, depois, retornam à UCPel para concluir o curso. Rodrigo embarca para Portugal neste sábado, dia 17, e André tem viagem marcada para os Estados Unidos no próximo dia 26.