Que tipo de professor eu quero ser? Foi a pergunta inicial da professora Denise Silveira aos universitários dos cursos de Matemática e Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que participaram da aula inaugural que marcou o inicio do semestre letivo. A palestrante que é professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e graduada pelo curso de Matemática da Católica, conversou com os participantes sobre as dificuldades enfrentadas no ensino da disciplina.
A professora destacou que a forma como se apresenta a Matemática para os alunos é fundamental para fazer a diferença. Ela ainda falou sobre a importância da vontade de se tornar professor. “Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas – e que não são poucas - é possível fazer a Matemática ser diferente”, afirmou. A palestrante também frisou que é sempre bom lembrar que a Educação é uma das melhores formas de transformação social.
Sobre estar de volta à UCPel, Denise se demonstrou emocionada principalmente por considerar que nunca deixou de pertencer a instituição. “O cuidado que a Universidade sempre teve na formação para promoção da reflexão do fazer Matemática como área do conhecimento é algo que sempre levo comigo”, disse. A palestrante agradeceu a presença dos alunos do curso de Pedagogia, área, que segundo ela, tem grande afinidade.
A atividade também contou com a presença da Pró-Reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, que aproveitou a oportunidade para desejar um ano de grandes atividades pedagógicas a todos os participantes. Após a palestra, os acadêmicos ainda participaram de coquetel para confraternização.