/ Notícias / Folha da Princesa completa dez anos com festa para comunidade
Folha da Princesa completa dez anos com festa para comunidade
15.10.2010 | 16:42
Folha da Princesa completa dez anos com festa para comunidade

Diversas atrações estão planejadas para a festa de aniversário do Jornal Comunitário Folha da Princesa, a ser realizada neste sábado (16). Em sua comemoração de dez anos, o veículo produzido por alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) pretende homenagear sua principal razão de ser: a população da Vila Princesa. A festa começa às 14h, na praça da Vila.

Idealizado para diminuir a distância entre a comunidade e o poder público, o Jornal tem cumprido, ao longo desta década, seu compromisso com os moradores, divulgando seus principais anseios, contribuindo para a resolução de problemas clássicos, mostrando ao resto de Pelotas os talentos ali cultivados ou, simplesmente, servindo como vitrine para divulgação de atividades de lazer e confraternização do público local.

Hoje, já é possível colher os frutos dessa relação por intermédio de parcerias como as firmadas com as duas escolas do local, a paróquia, o comércio e a Associação de Moradores. Em 2000, quando a primeira edição era elaborada, porém, a realidade era outra. “Muitos moradores ficaram desconfiados, afinal, numa época de interesses e troca de favores, é absolutamente anormal alguém dar alguma coisa sem pedir algo em troca”, lembrou o jornalista Daniel Sanes, na época integrante da editoria Geral, da Folha da Princesa.

Para o diretor do Centro de Educação e Comunicação da Católica e coordenador do Jornal, professor Jairo Sanguiné Júnior, a continuidade do projeto só foi possível justamente porque esta barreira inicial foi rompida com êxito. “Este projeto nasceu despretenciosamente como mera atividade acadêmica, mas logo se transformou num dos mais importantes projetos de Extensão da UCPel, com resultados que agradam tanto aos moradores quanto aos estudantes, futuros jornalistas”, destacou. “Temos orgulho de dizer que este Jornal criou um novo modelo de diálogo entre a comunidade e o poder público, um canal por onde ambos podem dialogar abertamente, e este talvez seja o maior ganho que um projeto de comunicação comunitária pode almejar”.

Formação cidadã
Outro destaque da Folha da Princesa é a intensa participação acadêmica, que fortalece a identidade dos projetos de extensão da UCPel, visando a formação de profissionais verdadeiramente comprometidos com a comunidade. Além disso, a característica interdisciplinar da Folha permite que não apenas alunos de Comunicação Social – Jornalismo integrem a equipe, mas também estudantes de outras graduações, como Serviço Social, Direito, Pedagogia e Psicologia. Ao todo, cerca de 150 alunos já passaram pelo projeto.

A atual edição da Folha da Princesa será distribuída durante a festa de comemoração do aniversário.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?