/ Notícias / Fisioterapia realiza caminhada do diabetes na Dom Joaquim
Fisioterapia realiza caminhada do diabetes na Dom Joaquim
08.11.2012 | 14:35 | #fisioterapia #enfermagem
Fisioterapia realiza caminhada do diabetes na Dom Joaquim

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi o foco da caminhada realizada pelo 4° semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na manhã desta quinta-feira (8). A Avenida Dom Joaquim foi o local onde estiveram reunidos alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, professores e outros participantes, como o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da UCPel, e a Associação dos Diabéticos de Pelotas.

“A Fisioterapia faz parte de uma de nossas oficinas e nesse grupo muitas pessoas são diabéticas”, disse a coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda, que também incentivou atividades como a de hoje, que tem como tema A Cidade do Doce vai Caminhar para Prevenção e Controle do Diabetes. “Esta é uma doença silenciosa e é importante que façamos barulho para que ela se torne mais conhecida”.

A presidente da Associação dos Diabéticos de Pelotas, Maria da Glória Santana, disse que se trata de uma doença prevalente no mundo e falou sobre a relação com a Fisioterapia. “A Fisioterapia está sempre conosco, atendendo os diabéticos. Acho muito significante esta e quaisquer outras iniciativas da Universidade Católica. É importante para as pessoas”. Uma das associadas, Joana Machado, 68, resumiu o sentimento geral da caminhada. “O exercício é uma necessidade”.

Primeiramente, foi feita a aferição da pressão arterial e da taxa de glicose. Em seguida, deu-se início às atividades físicas, alongamento e caminhada. Durante todo o tempo, estudantes da Católica estiveram prestando orientações aos participantes.