/ Notícias / Fisioterapia promove caminhada pelo Dia Mundial do Diabetes
Fisioterapia promove caminhada pelo Dia Mundial do Diabetes
07.11.2012 | 11:04 | #fisioterapia #enfermagem
Fisioterapia promove caminhada pelo Dia Mundial do Diabetes
Uma doença silenciosa e perigosa entra no centro das atenções nesta quinta-feira (8). O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove nesta data, a partir das 8h, uma caminhada alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. O percurso, de aproximadamente 35 minutos, será feito na Avenida Dom Joaquim.

A atividade prevê alongamento e aquecimento, orientados pelos estudantes de Fisioterapia. A caminhada tem início às 9h. A concentração será em frente ao Cenáculo, na própria Avenida Dom Joaquim, próximo à Avenida Fernando Osório.

As inscrições podem ser feitas na hora e os primeiro 50 participantes que comprarem a camiseta do evento, ao valor de R$ 15,00, ganham boné, verificação de pressão arterial e teste de glicose. Quem não adquirir a camiseta pode comparecer, preferencialmente, com vestimentas nas cores azul ou branca. Qualquer pessoa pode participar.

Integram o evento também estudantes do curso de Enfermagem da UCPel e representantes do Studio Augusto Saleh, que disponibilizará educadores físicos para orientações.

A Associação dos Diabéticos de Pelotas e o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da UCPel são presenças confirmadas.

A organização é de estudantes do quarto semestre de Fisioterapia.

Alerta
A caminhada, cujo tema é A Cidade do Doce vai Caminhar para Prevenção e Controle do Diabetes, chama atenção para a doença. Segundo a professora do curso de Fisioterapia, Estefânia Silveira de Moraes, o diabetes é silencioso e, por isso, perigoso. “Muitas pessoas não sabem que possuem a doença. Quem tem pai e mãe diabéticos tem 50% de chance de também ter. E quem não tem conhecimento, não se cuida porque não sabe os riscos”, alertou. De acordo com a docente, o diabetes é agente de uma série de problemas cardíacos que resultam em um dos maiores focos de atenção dos fisioterapeutas: a perda da sensibilidade nos pés.

O que é
Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose, que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, o que é chamado de hiperglicemia. Diabetes é a elevação da glicose no sangue, ou seja, a hiperglicemia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, os sintomas mais comuns são urinar excessivamente, ter sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes, em especial as de pele.