/ Notícias / Fisioterapia e Enfermagem da UCPel realizam palestras para estudantes do ensino fundamental
Fisioterapia e Enfermagem da UCPel realizam palestras para estudantes do ensino fundamental
24.08.2007 | 00:00
Fisioterapia e Enfermagem da UCPel realizam palestras para estudantes do ensino fundamental

Alunos do quarto semestre dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram na última terça (21) e quinta (23) nos colégios Assis Brasil e São José, respectivamente, a palestra intitulada Abordagem sobre doenças de alta incidência no inverno. O tema foi escolhido devido a grande procura dos hospitais e postos de saúde por pessoas acometidas pelas conhecidas doenças que ocorrem neste período do ano, como asma, bronquite, pneumonia e também sobre a rubéola devido ao surto que ocorreu na região nos últimos meses.

Os estudantes escolhidos foram os de sétima série, de ambos os colégios, “pela facilidade do entendimento da temática e também porque a matéria estudada nesta série são as patologias e o corpo humano, o que facilita o entendimento da explanação.”, ressaltou o acadêmico de Fisioterapia Filipe Mega. No Colégio Assis Brasil, além da exposição os alunos e professores também puderam receber a vacina contra a rubéola, aplicada pelos estudantes de enfermagem.

Estudantes de Enfermagem aplicam vacinas_1.jpg



Com idades que variam entre 12 e 17 anos, entre os dois colégios, os adolescentes tiveram contato com dados como, a incidência da pneumonia ser maior em homens do que em mulheres, que a bronquite ocorre logo após uma gripe ou um resfriado. Sobre a rubéola, foi descoberto que seus sintomas são facilmente confundidos com os da gripe – febre e dores pelo corpo – mas logo em seguida ela se manifesta por manchas avermelhadas na pele. É neste período que o risco de transmissão é maior. Ainda descobriram que o ser humano é o único hospedeiro natural do vírus e geralmente ocorre uma vez na vida.

Os adolescentes não apenas assistiram à palestra, mas também estavam interessados em saber um pouco mais sobre as doenças faladas para eles em aula e levantavam questionamentos como, por exemplo, o de João Vítor Tarouco, estudante do Colégio São José, que perguntou por que essas doenças ocorrem mais no inverno; e qual a função da conhecida bombinha para os portadores de asma. Para os acadêmicos da UCPel, realizar este tipo de atividade é importante tanto para eles, quanto para os alunos do ensino fundamental. “Até nos dedicamos mais aos estudos para podermos passar a informação correta”. Os alunos das escolas, por sua vez, aprendem de uma maneira mais didática e prazerosa. Dentre os participantes das palestras observou-se que dentre os 77 participantes, dez já tiveram asma, um teve bronquite, dois pneumonia e quatro rubéola.

Fizeram parte da atividade os alunos da Enfermagem, Janine Zehloui Moreira, Diana Amanda Perlin, Lina Vanessa Fonseca Thomaz e Juliane Martin Prestes coordenadas pela professora Stella Minasi, e os da Fisioterapia, Filipe Mega, André Koth, Marcelo Corrêa, Andrea Nakagawa, Daniel Caovilla, Roberta Nasser, Giordano Pereira e Simone Gonzáles coordenados pela coordenadora do curso, professora Patrícia Haertel Giusti.


Palestra Estudantes de Fisioterpia 3_1.jpg



Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?