/ Notícias / Filosofia realiza mostra de filme com crianças da Escola Dr. Joaquim Assumpção
Filosofia realiza mostra de filme com crianças da Escola Dr. Joaquim Assumpção
20.06.2013 | 12:26 | #filosofia
Filosofia realiza mostra de filme com crianças da Escola Dr. Joaquim Assumpção
Lucas não era bem visto pelos meninos da vizinhança e não recebia a devida atenção de seus pais. Mas o isolamento fez com que passasse a canalizar sua energia de forma negativa. Em meio a esse contexto, exterminar formigas passou a ser considerada uma possibilidade válida de “diversão”. Até que, um dia, ele teve de se colocar no lugar de suas vítimas e, com isso, aprendeu uma grande lição. Esse é o enredo do filme Lucas: um intruso no formigueiro, que foi apresentado para duas turmas de 4° série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção, na tarde desta quarta-feira (19), no Espaço Multiuso, do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). 

A atividade faz parte do projeto Universidade e escola: criando laços e compartilhando saberes, vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do Governo Federal. Desde 2012, o programa reúne alunos e professores de cinco cursos de licenciatura da universidade - Ciências Biológicas, Letras, Matemática, Filosofia e Pedagogia – com o intuito de reafirmar a vocação humanista e comunitária da UCPel junto à comunidade.

Para Jorge Garcia, estudante do quinto semestre de Filosofia e responsável por uma das turmas que participaram da mostra do filme, cada criança se relaciona consigo e com o mundo de forma muito particular. Dialogar com essa importante fase da vida não é tarefa fácil. “Mas faz parte da boa formação tanto dos pequenos quanto dos profissionais envolvidos no projeto”, disse. 

Na próxima semana, os graduandos de Filosofia devem realizar atividades de reflexão com as crianças, procurando problematizar a temática proposta de forma lúdica e interativa. Além das experiências com as mostras cinematográficas, os estudantes dos cursos de licenciatura da UCPel promovem outras atividades ligadas à proposta de conhecimento de si e do mundo. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?