/ Notícias / Filosofia realiza mais uma sessão de cinema
Filosofia realiza mais uma sessão de cinema
23.05.2012 | 10:53 | #filosofia
Filosofia realiza mais uma sessão de cinema
O filme “Ladrões de Bicicleta”, do diretor Vittorio De Sica, foi a obra escolhida para a terceira sessão da Companhia do Cinema Cinefilia, que ocorre nesta sexta-feira (25). Promovida pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (ISF/UCPel), a proposta das sessões de filmes periódicas é promover a discussão filosófica acerca da sétima arte.

O filme de 1948 se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci (interpretado por Lamberto Maggiorani) consegue um emprego após muita espera, só que este emprego - de colar cartazes na rua - lhe pedia como requisito uma bicicleta, já que ele deveria se locomover muito. Ricci e sua mulher Maria, interpretada por Lianella Carell, conseguem dinheiro para uma bicicleta, mas ela é roubada. Na história há também o menino Bruno, interpretado por Enzo Staiola, filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino ajuda o pai na busca pela bicicleta que lhe foi roubada, enquanto Ricci trabalhava em seu primeiro dia. Esse roubo é o empurrão para o desenrolar do filme: a busca incansável de Ricci, seu filho e amigos para recuperar o objeto não só de trabalho, mas de esperança de uma vida melhor para a família.

Como ocorre tradicionalmente, após a exibição do filme os participantes poderão debater questões ligadas à obra e discutir temas pertinentes ao encontro. A sessão é aberta ao público, tem entrada franca e será no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202), às 14h.