/ Notícias / Filosofia promove segunda sessão de cinema Cinefilia
Filosofia promove segunda sessão de cinema Cinefilia
09.05.2012 | 11:30 | #filosofia
Filosofia promove segunda sessão de cinema Cinefilia
Dersu Uzala. Este foi o filme escolhido para a segunda sessão da Companhia do Cinema Cinefilia, promovida pelo Instituto Superior de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (ISF/UCPel). Com exibições periódicas de filmes, o objetivo da Companhia é promover a discussão filosófica da sétima arte. A exibição ocorrerá no dia 11, às 14h, no Espaço Multiuso do Campus II (rua Almirante Barroso, 1.202).

O filme conta a história de um explorador do exército russo que é resgatado na Sibéria por um caçador asiático, dando início a uma forte amizade. Quando o explorador decide levar o caçador para a cidade, seus costumes se confrontam de forma esmagadora com o modo de vida burocrático na cidade, fazendo-o questionar diversos padrões da sociedade. O filme recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976.

Após a exibição do filme, os participantes poderão debater questões ligadas à obra e discutir temas pertinentes ao encontro. A sessão é aberta ao público e tem entrada franca.

A Companhia Cinefilia
Idealizada pelo professor Antônio Reges Brasil, com o apoio do aluno Bruno Martins, o projeto tem como intenção exibir, quinzenalmente, cinco filmes durante o semestre. A Companhia pretende avaliar o interesse do público para dar seguimento à iniciativa nos próximos semestres, com possibilidade, inclusive, de aumentar a frequência das exibições. Ao final de cada sessão há um momento para uma discussão filosófica, de acordo com o tema tratado em cada um dos filmes.

Segundo o presidente do Diretório Acadêmico do curso de Filosofia, Jorge Garcia, as sessões são uma maneira de aproveitar uma ferramenta de comunicação e entretenimento para uma visão filosófica.

No calendário, estão previstas ainda as obras Ladrões de Bicicletas, no dia 25 de maio, Match Point, em 15 de junho, e O Grande Ditador em 29 de junho.