/ Notícias / Filosofia inclui duas mulheres na galeria de pensadores
Filosofia inclui duas mulheres na galeria de pensadores
07.03.2013 | 09:25 | #filosofia
Filosofia inclui duas mulheres na galeria de pensadores
O espaço existe desde meados do ano 2000, quando foram comemorados os 45 anos do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). No entanto, neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, duas novas personagens ocuparão seus lugares na Galeria dos Filósofos.

Pensada para criar um ambiente próprio que oferecesse um clima filosófico, a Galeria ainda não havia passado por transformações e contava apenas com exemplos masculinos do pensamento. Nesta sexta-feira (8), serão inauguradas as imagens de Edith Stein (1891-1942) e Hannah Arendt (1906-1975).

Conforme o diretor do Instituto de Filosofia, professor Enir Cigognini, a proposta é valorizar e resgatar a importância das mulheres, além de evidenciar a ideia de que o pensamento não é estático, mas vivo.

A atividade começa às 8h30min, com uma palestra da professora doutora Sonia Schio, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e estudiosa de Hannah Arendt. Após, às 9h30min, haverá inauguração das imagens na Galeria. Em seguida, a coordenadora do curso de Filosofia da UCPel, professora Ângela Caruso, fará uma palestra.