/ Notícias / Filosofia e Teologia da UCpel realizam Semana Acadêmica
Filosofia e Teologia da UCpel realizam Semana Acadêmica
16.09.2021 | 11:42 | #filosofia #teologia
Filosofia e Teologia da UCpel realizam Semana Acadêmica

Os cursos de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promovem de 21 a 24 de setembro, de forma integrada, a Semana Acadêmica. Durante o evento, que tem como tema “Fé e Política em tempos de pandemia”, será realizada a 1ª Olimpíada de Filosofia da UCPel.

Os primeiros dois dias da Semana serão dedicados à palestras/lives com temas comuns aos dois cursos. Já nos dias 23 e 24 as atividades serão específicas para os alunos de cada formação. A proposta da Semana Acadêmica, relata um dos organizadores - professor Paulo Gubert, é que os alunos observem o resultado final de pesquisas realizadas pelos docentes que se aprofundaram em teorias e conceitos teológicos e filosóficos. “O evento permite também que os nossos alunos dialoguem com estudantes e professores de outras instituições, podendo assim estabelecer relações de cooperação e troca nas pesquisas em andamento, além de se preparem para a atuação no mundo do trabalho”, afirma Gubert.

Olimpíada Filosófica

Na programação individual da Semana, o destaque é a Olimpíada de Filosofia. A atividade organizada pelos alunos, consiste na transposição didática dos conteúdos aprendidos em sala de aula para jogos on-line. Segundo a coordenadora do curso, professora Adriane Mobbs, o desafio é que eles traduzam o conhecimento teórico para a prática virtual,e que apliquem os jogos nos próprios colegas. “O objetivo é que os alunos tenham a experiência prática de fazer a “gamificação” para trabalhar os conteúdos”, explica a professora ao salientar que, apesar do nome, não é uma competição com premiações. Todos os inscritos na Semana Acadêmica poderão participar da 1ª Olimpíada de Filosofia da UCPel.

Inscrições e acesso

As inscrições poderão ser feitas durante o evento, através de um formulário on-line que será disponibilizado. A Semana Acadêmica Integrada será transmitida pelo Canal do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Filosofia da UCPel no Youtube

Programação:

Filosofia e Teologia

21/09 Neopentecostalimo, Teologia da Prosperidade e Conjuntura atual, com professor Marcos Kammer

22/09 Análise de Conjuntura: desafios e esperança, com Pe. Paulo Renato de Campos (CNBB)

Filosofia

23/09 Apresentação de trabalho, com mediação do professor Paulo Gubert

24/09 1ª Olímpiada de Filosofia da UCPel, com mediação da professora Adriane Mobbs

Teologia

23/09 XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com Pe. Júlio César Resende (CNBB)

24/09 A colegialidade episcopal e a igreja toda Sinodal, com professor Dom Ricardo Hoepers

As atividades da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia e Teologia iniciam sempre às 19h30min.

Redação: Alessandra Senna