/ Notícias / Filosofia comemora 70 anos com Semana Filosófica e missa
Filosofia comemora 70 anos com Semana Filosófica e missa
09.03.2023 | 13:47 | #filosofia
Filosofia comemora 70 anos com Semana Filosófica e missa Logo de comemoração aos 70 anos do curso

Mãe de todas as ciências, a filosofia, está na base do que hoje se entende por civilização. Desde os primórdios mantendo-se como um norte para os indivíduos, este campo do conhecimento é o mais antigo curso da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e comemora seus 70 anos no próximo sábado (18).

Em celebração à data emblemática, a coordenação do curso organiza a VIII Semana Filosófica — evento que contempla toda a comunidade. De segunda-feira (13) a sábado (18), palestras com professores e pesquisadores referências, como Handerson Joseph, Agemir Bavaresco, Ivan Domingues vão ocorrer de forma presencial e on-line.

Um cerimonial de abertura em que estarão presentes o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior; e o diretor do Instituto Superior de Formação Humanística (ISFH), Dom Ricardo Hoepers, dará início às atividades na segunda-feira (13). Logo em seguida, o prof. dr. Jandir Zanotelli, ex-reitor da UCPel, abre a sequência de palestras.

As atividades serão noturnas e os ouvintes podem acompanhar presencialmente — na sala 338C do Campus I da universidade; e virtualmente, pela transmissão simultânea no canal do Youtube do curso. A programação completa pode ser conferida abaixo.

No sábado pela manhã, uma missa pelos 70 anos da Filosofia UCPel, será celebrada pelo chanceler da Universidade e arcebispo da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, na Capela do Campus I. Em seguida, uma confraternização encerra as atividades em homenagem ao curso.

70 anos de uma história significativa

O  reconhecimento  do  curso  de  Filosofia  da  Universidade Católica de Pelotas (UCPel) data de 14 de dezembro de 1955. Fundada por Dom Antônio Zattera, vincula-se  à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1953. Durante  esse período, o curso foi dialogando com diferentes correntes da filosofia.

Inicialmente como faculdade, mais tarde como curso, a partir da década de 1990 o Instituto Superior de Filosofia   (ISF)  abrigou o curso de filosofia (Bacharelado e Licenciatura), procurando também garantir sua inserção dentro  da Universidade, em um diálogo com os demais cursos da UCPel. Ao longo do tempo passou por inúmeras adaptações, mas sem perder sua essência. A atual estrutura é composta pelo Instituto Superior de Formação Humanística (ISFH), responsável pelos cursos de Filosofia, Teologia e Pedagogia.

Os 70 anos da Filosofia UCPel, em uma perspectiva histórica, são de extrema relevância para a filosofia nacional — em especial no contexto regional, visto que o curso é o terceiro mais antigo do Rio Grande do Sul, comenta o coordenador do curso, professor Paulo Gubert. “Eu diria que ele é um patrimônio cultural da cidade e da região", conclui.

13/03 - 19h30

Cerimonial de abertura: reitor - José Carlos Pereira Bachettini Júnior; diretor do Instituto Superior de Formação Humanística - Dom Ricardo Hoepers;
Prof. dr. Jandir João Zanotelli com a fala: Caminhos para a filosofia da alteridade;

14/03 - 19h

Prof. dr. Handerson Joseph com a fala: Da Filosofia à Antropologia: o humano como ser de cultura;

20h30

Prof. me. Lucas Langie Pacheco com a fala: Considerações sobre o problema do gosto em Kant e a partir dele;

15/03 - 19h30

Prof. dr. Agemir Bavaresco com a fala: Cursos de Filosofia no Rio Grande do Sul: Memórias e Interdisciplinaridade;

16/03 - 19h30

Prof. dr. Manoel Luís Cardoso Vasconcellos com a fala: A justiça como fundamento da encarnação: considerações a partir da obra filosófico-teológica de Santo Anselmo;

17/03 - 19h30

Prof. dr. Ivan Domingues com a fala: Filosofia brasileira no século XX - paradigmas e métodos

18/03 - 9h

Missa e pelos 70 anos do curso, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Pelotas e chanceler da UCPel Dom Jacinto Bergmann