/ Notícias / Fies tem novas regras
Fies tem novas regras
19.04.2012 | 10:34
Fies tem novas regras
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece programas de auxílio financeiro para ajudar seus estudantes na formação acadêmica. O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) é um deles e, desde o início deste mês, passou a ter novas regras. De acordo com uma Portaria publicada no dia 10 de abril no Diário Oficial da União, mudam agora os procedimentos para inscrição e contratação do financiamento.

Estudantes que queiram obter o Fies com financiamento integral (100%) terão que comprovar renda familiar bruta não excedendo dez salários mínimos e, ainda, que 60% ou mais desta renda é comprometida por encargos educacionais. Para quem estiver interessado em receber 75% de ajuda pelo Fies, a renda comprometida tem que estar entre 40% e 60%, sendo que a família não pode receber mais do que 15 salários mínimos. Para um auxílio de 50%, a renda familiar não pode ultrapassar 20 salários mínimos e os encargos educacionais, 20% a 40% desta renda.

Ainda segundo a Portaria, o auxílio do Fies passa a não ser aceito para quem tiver renda familiar superior a 20 salários mínimos. Para quem já tem o auxílio valem as regras antigas, por isso as mudanças só afetam quem for ingressar no Ensino Superior a partir da data em que passou a vigorar a nova lei.

Financiamento
O Fies é um Programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação no Ensino Superior.

Para candidatar-se, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Na UCPel, mais informações sobre esse e outros programas de auxílio podem ser obtidas no Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), que fica no jardim da reitoria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8202.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?